buscar

O que é o empreendedorismo no Brasil na prática

Empreendedorismo é uma prática que sempre existiu, mas somente nos últimos anos que de fato ganhou um significado, tanto literal, como gramaticalmente falando. Para ter ideia, a palavra empreendedorismo só foi adicionada ao dicionário após os anos 2000. Mesmo assim, empreendedores e empreendedoras sempre existiram, praticando a arte do empreendedorismo desde sempre.
Publicado em Negócios dia 2/09/2022 por Alan Corrêa

Empreendedorismo é uma prática que sempre existiu, mas somente nos últimos anos que de fato ganhou um significado, tanto literal, como gramaticalmente falando.

Para ter ideia, a palavra empreendedorismo só foi adicionada ao dicionário após os anos 2000. Mesmo assim, empreendedores e empreendedoras sempre existiram, praticando a arte do empreendedorismo desde sempre.

O que há por trás do ato de empreender?

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.

É importante entender que empreender possui um significado profundo, significa estar atrás de uma revolução todos os dias, inovar e buscar solução para o problema de outros, outras empresas ou até mesmo de toda a sociedade.

Outra coisa importante é entender o perfil por trás de quem tem espírito empreendedor. Alguns aplicam esse espírito em casa, por exemplo quando decidem fazer uma reforma que irá melhor aproveitar o espaço. Na empresa onde trabalham quando um projeto precisa ser desenvolvido.

Pessoas como Bill Gates e Steve Jobs são consideradas empreendedoras por terem inovado no ramo da tecnologia, como no desenvolvimento de sistemas operacionais, no caso de Gates.

Com isso, fica claro que existe um perfil para quem é empreendedor. Para empreender é necessário ter:

O empreendedorismo no Brasil

É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Uma pesquisa recente feita aponta que, no Brasil, 76% das pessoas sonham em ter o próprio negócio, a segunda taxa mais alta do mundo, atrás apenas da Turquia com 82%. Mas quando o assunto é colocar a ideia em prática o brasileiro perde muito seu potencial, com apenas 19% dizendo que pretendem empreender nos próximos anos.

Algo que muitas vezes atrapalha o empreendedorismo é o fato de muitos acharem que abrir uma empresa no Brasil é um processo muito demorado. Realmente em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, há uma demora considerável para conseguir o registro completo, podendo chegar a cem dias. Mas existem outras cidades onde o processo pode ser feito em menos de uma semana, como é o caso de Brasília, Belo Horizonte e São José dos Campos.

O empreendedorismo está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo. Diversas startups, por exemplo, inovam-se dentro de um setor existente.

Ainda há quem diga que não há dinheiro suficiente para investimento disponível em nosso país, o que não é uma afirmação completamente falsa. Na verdade, o Brasil é o 30° no ranking do Fórum Econômico Mundial quando o assunto é capital disponível de investimento. Porém, quando o assunto é acesso a esse dinheiro o Brasil está bem abaixo, ficando em 64° no mesmo ranking.

Outra coisa importante de se falar é sobre o pagamento de impostos. Algo que com certeza a maioria detesta fazer pela complexidade burocrática e pelo tempo gasto para manter tudo dentro da regularidade.

Uma coisa é fato: poucas empresas brasileiras crescem de verdade. O Brasil possui 4,4 milhões de empresas. Mas dessas, apenas 1,3% crescem mais de 20% ao ano. E não pense que essas empresas possuem pouco impacto na economia. Desde 2014, essas empresas foram responsáveis por gerar 46,7% de novos empregos.

Não desanime!

O empreendedorismo no Brasil pode não parecer fácil, mas não desista!

O empreendedorismo no Brasil pode não parecer fácil, mas não desista! Se esse for o seu sonho faça de tudo para ganhar relevância e causar um grande impacto, seja na sua comunidade local ou em âmbito nacional ou até mesmo multinacional.

Busque se manter atualizado com as melhores dicas de profissionais e pessoas conhecidas à sua volta para fortalecer e aprimorar sua ideia de negócio, e assim, empreenda!

*Com informações do Sebrae e Wikipédia.