O que é e como funciona o Cashback

Na hora de realizar qualquer compra, todos os benefícios possíveis são válidos: parcelamentos, descontos, clubes de fidelidade e até mesmo as milhas do cartão de crédito que podem ser trocadas por inúmeras coisas!
Publicado em Tecnologia dia 17/04/2022 por Alan Corrêa

Na hora de realizar qualquer compra, todos os benefícios possíveis são válidos: parcelamentos, descontos, clubes de fidelidade e até mesmo as milhas do cartão de crédito que podem ser trocadas por inúmeras coisas!

Com o passar dos últimos anos, uma nova modalidade de benefício vem se instaurando principalmente nas compras digitais, afinal, você com toda a certeza já ouviu falar no Cashback.

Mas afinal, você sabe como o sistema funciona? Qual a lógica por trás dele? Então hoje vamos te mostrar tudo que você precisa saber para entender de fato o que é o cashback!

Como surgiu

Ao contrário do que muitos pensam, o cashback não surgiu recentemente, muito pelo contrário! Este conceito foi criado em 1998 pela empresa americana Ebates, que visava oferecer tal benefício para as empresas. Anos depois, a empresa foi comprada pela japonesa Rakuten, que a renomeou para Rakuten Rewards e a mesma continua em atividade até os dias atuais.

No Brasil, a ideia do cashback chegou em 2011 através da Méliuz, mas a modalidade de recompensas começou a ser mais utilizada a partir de 2019, com um aumento exponencial nas compras online que, atreladas a pandemia, ganharam ainda mais força no mercado.

Hoje, o cashback é um serviço quase que essencial para as compras online. Tão bom quanto um desconto é ter uma boa porcentagem de cashback, mas saiba que isto pode variar de empresa para empresa, mas isto explicamos mais para frente.

O que é o Cashback?

Agora que você já sabe como surgiu o cashback, nada mais justo do que saber o que ele é, certo? A tradução literal seria “dinheiro de volta”, ou seja, de forma resumida, você recebe parte do dinheiro de sua compra de volta!

Por exemplo, vamos supor que você faça uma compra de 100 reais em uma plataforma digital e que o cashback oferecido seja de 3%, ao final daquela compra, você receberá da empresa 3 reais! Caso o valor seja de 200 reais, receberá 6 reais, 1000 reais, 30 reais e por aí vai!

Muitas pessoas pensam que o cashback seria uma forma de desconto, mas não podemos confundir um com o outro. O desconto você não precisará pagar a mais por aquele produto, porém o cashback você tem o mesmo de volta por um serviço que muitas vezes você já iria pagar de qualquer forma.

Também não pense que, por estar oferecendo dinheiro de volta, as marcas estejam necessariamente cobrando valores maiores para conseguir oferecer tal estratégia. Isso pode acontecer, claro! Mas, no geral, a ideia é outra e visa muito mais ganhar o cliente do que lucrar em cima dele!

Quais as vantagens?

A primeira vantagem do cashback, por tudo que foi dito, é um tanto quanto obvia: ter seu dinheiro de volta! Existem duas formas de recuperar parte do seu dinheiro, sendo a primeira ou recebendo ele em sua conta bancária para gastar com o que quiser ou receber em uma carteira da loja para gastar em mais produtos na mesma, ficando a critério da empresa estabelecer como funcionará seu programa.

Para as empresas, utilizar o cashback é uma receita e tanto para fidelizar seus consumidores, uma vez que os mesmos estarão acostumados a receber o valor de volta sem precisar gastar nada por isso. Com este aumento de pessoas buscando por produtos que ofereçam cashback, ter um bom percentual de retorno e condições boas fazem com que seu serviço se torne mais atrativo, ganhando mais clientes e fidelizando aqueles que já estão.

No final do dia, todos acabam sendo beneficiados pelo cashback: o consumidor por reaver parte do seu dinheiro de forma gratuita e a empresa, que mantém uma base forte de clientes satisfeitos e, consequentemente, tende a ganhar novos clientes! Vale ressaltar novamente que, a forma que o dinheiro será reavido, a porcentagem de cashback recebida, o tempo para resgatar e afins variam de empresa para empresa, não havendo um modelo universal!

Vale a pena usar cashback?

Com tudo que foi dito acima, só quem realmente não sabe da existência do cashback não gostaria de ter tal benefício! Com o aumento do comércio digital, quanto mais benefícios para incentivar as compras desta forma são válidas, por isso, o cashback ganhou sua fama na hora certa.

Caso você não utilize plataformas de cashback e seu cartão não te permita tal benefício, pode ser uma hora para começar a procurar, afinal, o cashback veio para ficar!

*Com informações da Méliuz, Wiki, Nubank e Infomoney.