Que as fontes de energia sustentáveis são a melhor opção para a geração da mesma isso todos nós sabemos. Sua fácil forma de obtenção e principalmente a certeza de que nunca irá se esgotar ajudam muito no desenvolvimento dessas tecnologias inovadoras.
E dentre essas fontes renováveis de energia, uma das mais famosas com certeza é a energia solar, que é obtida através do sol. Mesmo sendo uma tecnologia extremamente útil, ainda é de difícil acesso por conta de seu preço e estilo um pouco estranho. Mas afinal, qual o futuro da energia solar no mundo?
Os painéis solares utilizados para captação de energia já são conhecidos por muitas pessoas. Aquele mesmo design quadrado que além de feio não é nada prático já se tornou corriqueiro quando o assunto vem a tona.
Também com a entrada dos chineses no mercado, o preço das placas solares deu uma boa abaixada (ainda continua caro e pouco acessível) além de ganharem um aumento importante no armazenamento e absorção, chegando a eficiência de 44,5%.
Marian Van Aubel é uma designer solar holandesa que vem dedicando sua vida para arrumar um grande erro: Se a eficiência dos painéis solares evoluiu, por que não o seu design?
A holandesa já tinha seu nome consolidado no mundo da arte, com artes exibidas no MoMa, mas sentiu que faltava algo a mais.
“E faltava, até que li o livro ‘Solar Revolution’ em que disse que, em uma hora, recebemos luz solar suficiente para gerar energia no mundo inteiro por um ano. E desde então, percebi que teria que me concentrar na energia solar”, conta a designer.
Diversos estudos foram iniciados por Marian para tentar utilizar as células solares de uma forma onde o design não seja comprometido e ao mesmo tempo seja sustentável. Em alguns de seus estudos, perceberam que a cor vermelha pode armazenar mais energia elétrica do que a azul, por exemplo.
Com isso, foi criada então uma mesa com painéis solares coloridos onde a luz do ambiente carregará a mesa e haverá pontos onde celulares podem ser carregados via USB, e o melhor, 100% com a energia solar.
“Ontem instalamos uma mesa nos escritórios da Stiching Doen em Amsterdã e, neste momento, nossa rainha Máxima (rainha da Holanda) está carregando um celular nessa mesa. É legal” diz Van Aubel completamente orgulhosa pelos rumos que a mesa está tomando.
Algumas janelas também estão sendo projetadas para já virem com as células solares embutidas, mas sem perder o design. “Quero trazer a energia solar para perto das pessoas, mas de uma forma bonita e bem projetada”, completa a designer solar.
Mas o maior projeto de Marian abrange uma das maiores paixões de toda a Holanda: As flores.
“Eu estava passeando por Westland, onde existem várias estufas. Lá vi todo esse vidro e pensei: ‘E se integrarmos as células ao vidro solar transparente? E se combinarmos a agricultura tradicional que requer muita energia, à alta tecnologia e as combinamos?”, indagou a holandesa.
Com essa linha de raciocínio, foi criado o Power Plant, uma espécie de estufa com uma tecnologia absorvendo a luz solar e que faz com que a mesma forneça energia para luzes em LED que ajudam no crescimento das plantas em grandes centros urbanos, mais especificamente em cima dos prédios.
O futuro da energia solar está sendo desenvolvido e está em excelentes mãos, mas a maior certeza de tudo isso é que tanto a tecnologia quanto o design dos painéis solares irão se desenvolver!