buscar
Carros

Novo Polo GTS é forte, mas o preço é alto

O Polo GTS nada mais é do que uma versão mais apimentada do hatch da Volkswagen. Ele já contava com um visual extremamente jovial e um curvas esportivas, mas alguns detalhes a mais como os filetes de LED nos faróis e as novas rodas diamantadas aro 17 ajudam o Polo GTS a se destacar de sua versão comum.
Publicado em Carros dia 28/01/2020 por Alan Corrêa

Com o mercado de SUVS crescendo cada vez mais, algumas marcas que demoraram para apostar no segmento tem dificuldades para manter outros veículos que não vendem tanto, como é o caso da Ford por exemplo.

A Volkswagen buscou essa recuperação com o T-Cross e até o momento está dando muito certo, se não fosse pelo fato de ter tirado o Golf de linha. A saída do hatch médio do mercado (principalmente da versão GTI) foi muito sentida pelos entusiastas, que não conseguiram sentir o mesmo no Golf GTE (versão eletrificada). Por conta disso, a Volkswagen lançou o Polo GTS no Brasil para tentar amenizar esse sentimento de “vazio” no segmento, mas o caminho não será nada fácil.

O Polo GTS

O Polo GTS nada mais é do que uma versão mais apimentada do hatch da Volks. Ele já contava com um visual extremamente jovial e um curvas esportivas, mas alguns detalhes a mais como os filetes de LED nos faróis e as novas rodas diamantadas aro 17 ajudam o Polo GTS a se destacar de sua versão comum.

Externamente o Polo GTS traz detalhes exclusivos

Além dos faróis em LED na dianteira, chama atenção também a grade em forma de colmeia na cor preta com um friso vermelho e a sigla GTS na frente, igual foi feito com o Jetta GLI. Na traseira, a saída dupla de escape e os faróis em LED chamam também a atenção.

O interior do Polo GTS conta com um revestimento mais escurecido e detalhes em vermelho, dando destaque no câmbio, na marca GTS no encosto, nas saídas do ar-condicionado e no volante de base achatada com o logo GTS incluso. Do resto, o interior segue o padrão de um Polo Highline.

O revestimento é feito com misto de tecido e couro

O Polo GTS vem com alguns acessórios que só agregam coisas boas ao veículo: Controle de diferencial, Controle de Estabilidade, Frenagem Pós-colisão, Detector de fadiga, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva crepuscular e piloto automático. Como opcional, ainda é possível incluir o pacote de som da Beats no Polo GTS.

Motor

A parte que realmente interessa é o quanto anda o Polo GTS, e nisso ele não deixa (mesmo) a desejar!

0-100 km/h em 8,4 segundos

O motor utilizado é o 1.4 250 TSI que gera 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Em nível de comparação, este é o mesmo motor utilizado pelo Jetta (com exceção do GLI) e possui números idênticos aos do motor 1.4 TFSI utilizado pela Audi no A3.

Velocidade máxima de 207 km/h

O que vai diferenciar o Polo GTS destes outros veículos com a mesma motorização é justamente alguns dados a mais. O Jetta faz de 0-100 em 8,9 segundos, o A3 em 8,8 enquanto o Polo faz em 8,4 segundos. Em contrapartida, a velocidade máxima do Polo GTS fica em 207 km/h, enquanto a do Audi e o Jetta ficam em 215 km/h e 210 km/h, respectivamente.

Vale o preço?

O Polo GTS vem com um pacote de equipamentos muito interessante, com um visual extremamente agradável e acelera igual os sedans médios tanto da Volkswagen quanto da Audi.

A combinação seria um sucesso absoluto se não fosse pelo preço cobrado no veículo. De acordo com a marca, estamos falando de um hatch por cerca de R$ 99.470, o que já faz com que todos fiquem simplesmente impressionados com o alto valor.

Polo GTS

O preço dos carros no Brasil é realmente um absurdo, mas justificar a diferença de preço de 20 mil reais do Polo em um Sandero RS que entrega números extremamente similares é realmente uma tarefa árdua. Isso sem contar no mercado de semi-novos que, nessa faixa de preço, oferece opções de segmentos superiores.

Não há como negar: O Polo GTS é um projeto extremamente bem feito, com um motor excelente, acessórios interessantíssimos e que fazem do veículo o melhor “hot hatchs” vendido no Brasil. Mas mesmo com tantas qualidades, a barreira dos 6 dígitos ainda é algo surreal para um carro do porte do Polo GTS.

*Com informações da Volkswagen.