A Nissan inicia oficialmente no Brasil e também na Argentina, Chile e Colômbia as vendas da segunda geração do Nissan LEAF, o veículo 100% elétrico e o mais comercializado do mundo. Com preço sugerido de R$ 195 mil.
Já são mais de 400 mil LEAF vendidos em 50 países desde o lançamento da primeira geração, em 2010. Agora o novo Nissan LEAF é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, que traz atributos importantes que serão vistos em futuros lançamentos da Nissan.
O Novo Nissan LEAF foi apresentado pela primeira vez na América Latina no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de 2018. Nesta mesma época, a Nissan abriu um programa de pré-venda no Brasil, com um website específico para atender e tirar dúvidas dos clientes e um preço especial para compradores que se dispuseram a ter o modelo sem mesmo testá-lo ou vê-lo pessoalmente, além de esperar um período mais longo para poder recebê-lo.
Hoje, o novo Nissan LEAF já está disponível para compra em sete concessionárias de cinco estados do Brasil e do Distrito Federal, são elas: São Paulo (duas lojas), Rio, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília.
Trazendo muita tecnologia, o novo modelo conta com um kit de equipamentos para recarga em casa e na rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída. Além disso, também está incluso um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga (o LEAF tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).
Como já é de se esperar sempre uma inovação da Nissan em seus veículos, desta vez o novo LEAF vem com um conjunto de tecnologias avançadas que cria uma forma completamente nova de direção, dividido em três pilares: Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration.
Dentro do conjunto de tecnologia inteligente da Nissan, a mais revolucionária é a função e-Pedal que, ao ser ativada, oferece um modo de condução que permite que o condutor acelere e freie com um único movimento, sem a necessidade de trocar de pedal, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações, seja na hora de acelerar, desacelerar ou parar o carro. O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem precisar pisar no freio.
Além do e-Pedal, o Novo Nissan LEAF contém um avançado kit de segurança, o Nissan Intelligent Safety Shield, que integra sistemas como:
Somados a itens como:
Este é o grande destaque no novo Nissan LEAF, o e-powertrain, que oferece mais eficiência energética que a versão anterior. Graças a baterias de íon-lítio de 40 kWh, que desenvolve autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano, com potência equivalente a 149 cavalos (110 kW), 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior), resultando em acelerações ainda melhores.
Nesse pacote de melhorias também é possível perceber o torque imediato disponível, que oferece respostas instantâneas em saídas de semáforos, por exemplo, ou mesmo em retomadas para ultrapassagens mais seguras. O motor elétrico possui torque máximo em 0,1 segundo, sem contar que o novo LEAF é incrivelmente silencioso.
Mas não é só isso, o novo Nissan LEAF conta com três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; “B”, que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e “D”, o modo de operação normal com a potência máxima do motor.
Para melhorar ainda mais o novo LEAF abrange uma central multimídia inteligente A-IVI, de fácil utilização, com tela sensível ao toque e colorida de 8 polegadas. Como ele é possível se conectar ao mais diversos aplicativos como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Car Play e Android Auto, além de muitos outros.
Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um telefone móvel é possível ter um GPS diferenciado e muito mais ágil. Sem falar que agora não é mais preciso ir até um concessionário para a troca do cartão SD, pois como o sistema Over The Air é feito a atualização do software da central utilizando apenas por uma rede de Wi-Fi.
O novo Nissan LEAF é o único carro elétrico com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite carregamento bidirecional, ou seja, é como se fosse um gerador, pois permite que o carro seja carregado e devolva energia à rede ou a uma casa, se necessário.
Agora falando em design, nada se compara ao do novo Nissan LEAF, ele apresenta um perfil baixo e elegante, com faróis em formato de bumerangue e na grade frontal V-motion. Já o tom azul claro, visto no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro, lembra que o modelo faz parte da família de veículos elétricos da Nissan.
Por dentro, têm um painel frontal em forma de “asa planadora” (Gliding Wing) e a cor azul vibrante surge nos pespontos dos bancos, painel e volante de direção. Na tela do novo display aparece as principais funções, como o indicador do Nissan Intelligent Safety Shield, de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.