O novo sistema híbrido da Honda e:HEV, estreia no Brasil no novo Accord híbrido no início do segundo semestre. Ele utiliza dois motores elétricos de alta eficiência, em conjunto com um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson.
O sedã de luxo é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local. Objetivo é que 2/3 das vendas globais da marca sejam de veículos eletrificados até 2030, com a visão de atingir a neutralidade de carbono até 2050.
A inovadora tecnologia e:HEV híbrida possui três modos principais de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, o motorista também pode selecionar o nível de regeneração de energia pela aletas atrás do volante, com 4 estágios. Entre os modos de condução, há o ECON e o Sport.
O grande diferencial está na atuação dos sistemas, pois em nenhum momento o motor 2.0 de 145 cv funcionará com o elétrico de propulsão de 184 cv e 32,1 kgfm. Em boa parte do uso, o Accord híbrido utilizará o elétrico de propulsão para se movimentar, mandando a força quase diretamente para o diferencial da transmissão. Ele é alimentado por uma bateria de 1,3 kWh instalada sob o banco traseiro e pela energia gerada por um motor gerador, o segundo elétrico que está no E-CVT.
Este segundo motor elétrico gera energia alimentado pelas desacelerações e pelo motor 2.0 aspirado. Ou seja, o motor a gasolina serve como um gerador de energia que alimenta o motor de propulsão e não há a possibilidade de recarga externa. Em velocidades de cruzeiro mais altas, o 2.0 assume a função de propulsão com uma relação única de transmissão, acionada por uma embreagem hidráulica, funcionando como um overdrive. Não há uma relação com mais de 1 marcha, apesar de não ser direta entre motor e diferencial.
Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO.
O novo Accord híbrido está ainda mais sofisticado e seguro, ganhou um desempenho ainda mais refinado e cativante, um interior mais espaçoso e luxuoso e avançadas tecnologias de segurança e conectividade.
Começando pela dianteira, que recebeu um novo parachoque, grade e novos faróis de neblina em LEDs, além do novo desenho das rodas de 17″ com acabamento escurecido. Na traseira, a mudança fica na parte inferior do parachoque, com um novo acabamento, além disso carrega o logo e:HEV que identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas H frontal e traseiro com acabamento azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.
No interior do Accord, os botões no volante ganharam uma nova grafia, bem como o quadro de instrumentos que conta com um novo grafismo, além de novas funções e sistema multimídia, mostrando a ação do sistema e:HEV. O sedã também ganhou espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e um carregador por indução mais potente, com 15W, e 2 portas USB para os ocupantes traseiros.
O sistema de auxílio de condução Honda Sensing do Accord híbrido foi melhorado, e traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além de recalibração do assistente de faixa e do piloto automático adaptativo, mais precisos.
O pacote de tecnologias de segurança inclui ainda controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de assistência de faixa, sistema para mitigação de evasão de pista, assistente de estabilidade com controle de tração, freios ABS, monitoramento da pressão dos pneus, airbags dianteiros avançados, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.
Para fechar o pacote de segurança, o Accord híbrido adiciona também o alerta de presença no banco traseiro, evitando esquecer crianças ou objetos ao trancar o carro.