Inventaram a seda vegana feito do bagaço da laranja

A indústria da moda cresce cada vez mais no mundo, e da mesma forma em que a mesma cresce sem parar, a poluição da mesma acompanha o ritmo de crescimento. Não é à toa que em um ranking das indústrias que mais poluem no mundo, a da moda aparece em um assustador segundo lugar, perdendo apenas para a indústria petrolífera.

Estilo
3 semanas atrás
Inventaram a seda vegana feito do bagaço da laranja

Na grande parte das vezes, o material utilizado ou até mesmo restos de tecidos que um dia já foram alguma vestimenta causam algum tipo de impacto ambiental devido a imensa quantidade de matéria-prima. Por conta disso, diversas formas de reduzir este impacto vem sendo criadas, e a mais inovadora até o momento foi a seda feita com o bagaço da laranja.

A criação

Orange Fiber
Orange Fiber

A ideia de criar uma seda feita com o bagaço da laranja veio das italianas Adriana Santanocito e Enrica Arena, criando assim a empresa Orange Fiber (fibra laranja em inglês) para assim administrar sua invenção.

A indústria de suco de laranja italiana descarta cerca de 700 mil toneladas por ano de insumos da fruta, surgindo assim então a oportunidade para que pudessem além de revolucionar o mundo da moda de luxo também ajudarem ao meio ambiente ao se reutilizar recursos da laranja e evitar o uso excessivo de tecidos e outros materiais.

A seda de laranja já está começando a ser reconhecida mundialmente, tanto que a invenção rendeu prêmios como o de Mudança Global da Fundação H&M, além da empresa ser selecionada para participar de um programa de aceleração de Startups (Fashion for Good – Plug and Play Accelerator) que ocorre na Holanda.

Tem futuro?

Orange Fiber
Orange Fiber

Apenas o futuro dirá se a seda feita com o bagaço da laranja terá um futuro rentável no mundo da moda de luxo, mas já é uma alternativa com um futuro um tanto quanto promissor neste mercado.

A renomada grife italiana Salvatore Ferragamo, conhecida pelos seus produtos extremamente caros, já está começando a produzir alguns artigos utilizando a seda de laranja, deixando bem claro que este é apenas o começo para tal inovação. A francesa Chanel divulgou que não irá mais trabalhar com couro e pele em seus produtos, o que pode abrir ainda mais espaço para a seda de laranja neste mercado tão gigante e tão poluente.

*Com informações do hypeness e orangefiber.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?