buscar
Educação

Inscrição Enem 2023: data começa hoje; veja onde fazer cadastro na página do participante

As inscrições para o Enem 2023 começaram. Os estudantes interessados em participar do certame terão até o dia 16 de junho para realizar o cadastro na Página do Participante, disponível no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira.
Publicado em Educação dia 5/06/2023 por Alan Corrêa

As inscrições para o Enem 2023 começaram. Os estudantes interessados em participar do certame terão até o dia 16 de junho para realizar o cadastro na Página do Participante, disponível no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

O Enem, considerado uma das principais avaliações educacionais do Brasil, será realizado nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. A taxa de inscrição para o exame é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 21 de junho, respeitando o prazo estabelecido no edital.

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contém o cronograma completo e as regras para a realização do exame, foi publicado no início do mês. Além das datas e horários das provas, o documento detalha os documentos necessários para a inscrição, bem como as obrigações dos participantes. Também são apresentadas as situações em que um candidato pode ser eliminado do exame.

Inscrição Enem 2023 pela página do participante

Inscrições para o Enem 2023 estão abertas

O Inep, responsável pela organização do Enem, publicou critérios específicos para a correção das provas e estabeleceu procedimentos para pessoas que necessitam de cuidados especiais durante a realização do concurso. Essas medidas visam garantir a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para todos os participantes.

Após a realização do exame, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 24 de novembro, por meio do portal do Inep. Já os resultados individuais, contendo a pontuação de cada participante, serão disponibilizados no dia 16 de janeiro de 2024, também no site do Inep.

O Enem é uma importante ferramenta para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, uma vez que muitas instituições de ensino utilizam a nota obtida no exame como critério de seleção. Além disso, o resultado do Enem também é utilizado para acesso a programas governamentais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Portanto, é fundamental que os estudantes interessados em participar do Enem fiquem atentos ao prazo de inscrição e sigam as orientações contidas no edital.

*Com informações do GovBr.