buscar
Mundo

Homem sobrevive apenas com ketchup após se perder no mar

Imagine-se perdido no meio do mar e tendo apenas ketchup para se alimentar, foi o que aconteceu com um homem que foi resgatado após passar 24 dias à deriva a cerca de 200 km da península de La Guajira, na Colômbia.
Publicado em Mundo dia 30/01/2023 por Alan Corrêa

Imagine-se perdido no meio do mar e tendo apenas ketchup para se alimentar, foi o que aconteceu com um homem que foi resgatado após passar 24 dias à deriva a cerca de 200 km da península de La Guajira, na Colômbia.

Na última quarta-feira (18), Elvis François, de 47 anos, que estava perdido há 24 dias no mar do Caribe, foi localizado na Colômbia. De acordo com a CNN.

Homem perdido no mar sobrevive durante semanas comendo ketchup

A Marinha Colombiana informou que Elvis foi salvo após seu avião avistar a palavra “ajuda” escrita no casco de seu barco. Ele relatou ter sobrevivido por 24 dias comendo pouco além de ketchup e condimentos com água.

“Eu não tinha comida. Eram só uma garrafa de ketchup, alho em pó e [tempero] Maggi que estavam no barco. Então, eu misturei com um pouco de água”, disse.

A Marinha colombiana afirmou que Elvis não tinha habilidade em navegação o que resultou em sua perda no mar. Ele tentou contatar amigos e colegas, mas perdeu sinal quando se afastou da costa e teve que se sustentar com suprimentos a bordo.

“Vinte e quatro dias – sem terra, ninguém com quem conversar. Não saber o que fazer, não saber onde você está. Foi difícil”, desabafou. “Em determinado momento, perdi a esperança. Pensei na minha família”, acrescentou.

Depois de ser resgatado, Elvis foi levado para Cartagena para tratamento médico e então entregue às autoridades de imigração para retornar para casa.

O que fazer se você ficar perdido em alto mar à deriva

Beber água do mar pode levar a desidratação em vez de hidratar o corpo, porque a água do mar é muito salgada. O excesso de sal no corpo desvia água dos tecidos para o sangue, o que pode levar a uma concentração perigosa de sal e prejudicar o funcionamento dos rins. Além disso, a água do mar também pode conter bactérias e outros organismos nocivos à saúde humana. Portanto, é importante ter fontes de água potável disponíveis e evite beber água do mar.

Se você estiver perdido em alto mar em deriva, é importante tomar algumas medidas para maximizar suas chances de sobrevivência e ser encontrado. Aqui estão algumas dicas:

  1. Mantenha a calma: Mantenha a calma e evite perder a esperança. Isso ajudará a preservar sua energia e a pensar claramente.
  2. Mantenha-se hidratado: Beba água regularmente, se possível a partir de fontes disponíveis a bordo, como reservatórios de água potável. Nunca beba água do mar, quando bebemos água muito salgada, por mais contraditório que pareça, nós, na verdade, acabamos desidratados.
  3. Proteja-se do sol: Mantenha-se ao abrigo do sol e use proteção solar se disponível.
  4. Envie sinal: Tente enviar sinal de socorro, como acender uma fogueira ou acionar um sinal de emergência, se possível.
  5. Conserve energia: Evite movimentos desnecessários e conserve energia.
  6. Mantenha-se orientado: Mantenha-se atento às condições climáticas e à sua posição para que você possa ser encontrado.
  7. Não desista: Mantenha-se positivo e não desista. Ajuda pode estar a caminho.

Essas são apenas dicas gerais e cada situação é única, por isso é importante estar preparado antes de embarcar em viagens marítimas.

*Com informações do UOL, CNN e IstoÉ.