Galaxy Flex G: é possível que a Samsung lance um celular com duas dobras ainda este ano

A Samsung está cogitando expandir sua linha de dispositivos dobráveis neste ano, incluindo um modelo mais arrojado. De acordo com alguns rumores, a empresa planeja lançar um dispositivo com duas dobras, em contraste com o mecanismo único presente nos aparelhos das séries Galaxy Z Fold e Z Flip.
Publicado em Tecnologia dia 24/03/2023 por Alan Corrêa

A Samsung está cogitando expandir sua linha de dispositivos dobráveis neste ano, incluindo um modelo mais arrojado. De acordo com alguns rumores, a empresa planeja lançar um dispositivo com duas dobras, em contraste com o mecanismo único presente nos aparelhos das séries Galaxy Z Fold e Z Flip.

Essa ideia não é nova para a Samsung, pois a empresa vem exibindo protótipos de dispositivos com múltiplas dobras em seus últimos eventos de exposição de displays. Além disso, a empresa registrou patentes relacionadas a essa tecnologia no final de 2021.

A Samsung pode estar prestes a expandir sua linha de telefones dobráveis ​​este ano com um modelo totalmente novo que tem dois dobradiças em vez de uma - e pode oferecer uma tela do tamanho de um tablet.
A Samsung pode estar prestes a expandir sua linha de telefones dobráveis ​​este ano com um modelo totalmente novo que tem dois dobradiças em vez de uma – e pode oferecer uma tela do tamanho de um tablet.

Com isso, os novos dispositivos dobráveis da fabricante sul-coreana poderiam adotar um formato em “S”, o que resultaria em uma área útil do painel triplicada em relação ao modo compacto. Esse conceito já foi demonstrado pela empresa e recebeu o nome de Flex S.

No entanto, a Samsung pode optar por uma abordagem diferente, em que as duas dobradiças seriam voltadas para dentro. Nesse caso, o protótipo Galaxy Flex G mostrou que é viável acomodar todos esses componentes em um espaço relativamente compacto.

Este telefone tri-fold rumorado seria efetivamente uma expansão da linha Z Fold existente - adicionando um painel dobrável extra para que possamos carregar uma tela ainda maior em nossos bolsos.
Este telefone tri-fold rumorado seria efetivamente uma expansão da linha Z Fold existente – adicionando um painel dobrável extra para que possamos carregar uma tela ainda maior em nossos bolsos.

As novas intenções da Samsung levantam algumas dúvidas em relação à usabilidade dos novos dispositivos. Ainda não está claro o quão prático será abrir e fechar duas partes de display toda vez que o usuário precisar de mais espaço na tela.

Além disso, as novas tecnologias podem tornar as telas e os mecanismos de dobradiça mais frágeis. Isso vai na contramão do que a marca vem apresentando nos últimos anos, com dispositivos cada vez mais resistentes.

A espessura dos dispositivos também é uma questão em aberto. Mesmo que os aparelhos mantenham uma construção semelhante às linhas Galaxy Z Fold e Z Flip, a adição de uma camada extra pode torná-los mais grossos quando fechados.

Outra possível desvantagem é a exposição constante das telas. Por exemplo, o conceito Flex S tem um terço da tela dobrável voltada constantemente para o ambiente externo. Como esse material é mais flexível do que o display rígido tradicional, ele pode estar sujeito a arranhões e outros danos.

A empresa apresentou suas tecnologias 'FlexG' (tela dobrando duas vezes para dentro) e 'FlexS' (tela dobrando para dentro e para fora)
A empresa apresentou suas tecnologias ‘FlexG’ (tela dobrando duas vezes para dentro) e ‘FlexS’ (tela dobrando para dentro e para fora)

*Com informações da Samsung Display, TechRadar, TechDoido e CanalTech.