Frevo no Carnaval em Pernambuco, dançar na ponta do pé é tradição

Para mim, o carnaval é uma celebração vibrante e expressiva da cultura popular brasileira. É um momento em que as pessoas saem às ruas para se divertir, socializar e resistir. De acordo com a historiadora e pesquisadora Carmem Lélis, o carnaval é considerado a maior festa de expressão popular porque permite que a sociedade brasileira se encontre e se aproprie da rua como espaço de manifestação.
Publicado por Alan Correa em Brasil e Entretenimento dia 13/02/2023

Para mim, o carnaval é uma celebração vibrante e expressiva da cultura popular brasileira. É um momento em que as pessoas saem às ruas para se divertir, socializar e resistir. De acordo com a historiadora e pesquisadora Carmem Lélis, o evento é considerado a maior festa de expressão popular porque permite que a sociedade brasileira se encontre e se aproprie da rua como espaço de manifestação.

Uma das características mais marcantes do carnaval é a liberdade e espontaneidade com que as pessoas dançam, jogam e se expressam. Tudo vale, e cada região do Brasil tem sua própria tradição e forma de dançar. Em Pernambuco, por exemplo, dançar na ponta dos pés é uma tradição transmitida de geração em geração.

O carnaval é uma das festas populares mais carregadas de tradições regionais no Brasil. Em Pernambuco, as mulheres mantêm essas tradições ancestrais dançando na ponta dos pés e transmitindo seus conhecimentos para as novas gerações. Para os pernambucanos, ficar sem carnaval por duas edições é como se fosse uma calmaria, mas cheia de agitação interna. Finalmente, em 2023, os foliões voltarão a se encontrar com a festa.

O carnaval é considerado a maior festa de expressão popular porque nos coloca nas ruas, que é o lugar onde a sociedade brasileira se acha, se encontra e resiste de uma forma expressiva. A espontaneidade é uma das marcas desse evento, evidenciada pelo jeito com que as pessoas dançam e jogam, com todos os jeitos valendo.

Zenaide Bezerra é considerada Patrimônio Vivo do Recife, com 73 anos de idade, ela é a passista de frevo mais antiga em atividade
Zenaide Bezerra é considerada Patrimônio Vivo do Recife, com 73 anos de idade, ela é a passista de frevo mais antiga em atividade

Zenaide Bezerra é considerada Patrimônio Vivo do Recife, com 73 anos de idade, ela é a passista de frevo mais antiga em atividade e teve seu reconhecimento como uma das homenageadas do carnaval do Recife em 2023, juntamente com Dona Marivalda, rainha de Maracatu, e o cantor e compositor Geraldo Azevedo. Para Zenaide, o carnaval é a sua vida, ela gosta de sair, fazer suas apresentações e levar todos os seus parentes para se divertirem juntos. Ela diz que se maquiar, ficar bem colorida e se apresentar em vários lugares é algo realmente legal.

*Com informações da TVBrasil.

Alan Correa
Alan Correa
Sou jornalista desde 2014 (MTB: 0075964/SP), com foco em reportagens para jornais, blogs e sites de notícias. Escrevo com apuração rigorosa, clareza e compromisso com a informação. Apaixonado por tecnologia e carros.