buscar
Negócios

Formas gratuitas de divulgar sua empresa pela internet

Muita gente pensa que para divulgar seu negócio na internet é preciso desembolsar uma grande quantia de dinheiro, mas não é bem assim. Não só você pode fazer isso gastando pouco como pode ainda não gastar nada. A internet é um dos meios de divulgação mais diversificados que temos disponível hoje. São centenas de soluções, cada uma com seu objetivo próprio. E o melhor de tudo, com preços que cabem em todos os bolsos.
Publicado em Negócios dia 17/11/2021 por Alan Corrêa

Muita gente pensa que para divulgar seu negócio na internet é preciso desembolsar uma grande quantia de dinheiro, mas não é bem assim. Não só você pode fazer isso gastando pouco como pode ainda não gastar nada.

A internet é um dos meios de divulgação mais diversificados que temos disponível hoje. São centenas de soluções, cada uma com seu objetivo próprio. E o melhor de tudo, com preços que cabem em todos os bolsos.

A internet abre um mundo de possibilidades

Divulgar sua marca ou seu negócio na internet nunca foi tão fácil. São centenas de plataformas que você pode utilizar para alavancar o seu negócio. Como a concorrência de plataformas é muito grande, o consumidor é quem está com a barganha, e por isso os preços nunca foram tão acessíveis.

Mas se você está numa fase do seu empreendimento que não dispõe de verba para investir em publicidade na internet, não tem problema. Algumas das soluções que vamos explicar aqui são gratuitas.

Formas gratuitas de divulgar sua empresa pela internet

Google Meu Negócio

Vamos começar pelo básico, e gratuito, que é o Google Meu Negócio. Essa ferramenta do Google permite que você coloque todas as informações relevantes da sua empresa no Google, de modo que as pessoas que estiverem procurando por serviços ou produtos como os seus poderá te encontrar mais facilmente.

Para registrar sua empresa no Google Meu Negócio basta clicar aqui (https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/) e preencher o formulário que será apresentado. O Google vai pedir que a empresa seja verificada através de um processo simples de confirmação, o que poderá ser feito por telefone ou correio.

As redes sociais

Ter conta nas redes sociais hoje em dia é uma necessidade para você que possui um negócio, seja ele digital ou físico. Isso porque a sociedade evoluiu muito nas últimas décadas no uso de sistemas virtuais de busca e comunicação.

Com as redes sociais hoje, é possível ter uma exposição e visibilidade que antes delas não era possível. Então, por mais que você não goste muito delas, tire um tempo para criar um bom cartão de visita nas redes sociais.

As principais são, sem dúvida, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Com elas você pode manter contato com seu cliente de maneira otimizada, escalonada e instantânea. Mas dependendo do seu tipo de negócio, o LinkedIn também pode ser importante, especialmente no que diz respeito ao networking.

Formas gratuitas de divulgar sua empresa pela internet

Tenha o seu próprio Blog

Esse item pode parecer um pouco ultrapassado, mas na verdade ainda continua sendo muito importante. Além de ser uma forma de se comunicar com seu público e de ajudar a divulgar sua marca, ainda permite que as pessoas saibam um pouco mais sobre você e a qualidade do seu trabalho.

O blog, contudo, não é indispensável como as redes sociais. Para alguns tipos de negócio pode até não fazer muito sentido – embora não me ocorra nenhum caso – ou talvez você não tenha tempo para isso no momento. Sim, o blog toma tempo, porque não basta ter um, é preciso alimentá-lo com frequência. Um blog parado é igual a nada.

Faça vídeos e publique nos principais canais

Muita gente vai querer abandonar a leitura agora, mas os vídeos também são importantes, mais do que nunca. Temos toda uma geração que lê cada vez menos e assiste cada vez mais. Gostando ou não, isso é um fato!

Pode ser que para algumas pessoas isso pareça complicado num primeiro momento, mas tente ver vídeos relacionados com o seu negócio que possam servir de inspiração para você produzir seus próprios vídeos.

As melhores plataformas de divulgação deles são o YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram e TikTok. Com o tempo você vai produzindo vídeos cada vez melhores e atraindo cada vez mais pessoas para seu negócio.

Formas gratuitas de divulgar sua empresa pela internet

Site da empresa

Muita gente ainda confunde o blog com o site da empresa. O site é algo muito mais formal, institucional e fixo, ao contrário do blog que deve ser alimentado e atualizado continuamente.

Mas não basta fazer o site de qualquer jeito, é preciso que ele esteja otimizado para os mecanismos de busca. Essa parte já não é tão simples, e seria muito mais fácil pagar um SEO para fazer isso por você ao invés de perder horas a fio sem conseguir um bom resultado.

Cuide da assessoria de imprensa

Essa dica pode não se aplicar a muitos tipos de negócio, mas aos que ela se aplica é fundamental manter em dia: assessoria de imprensa. Essa relação de amizade com a imprensa local é muito importante para que as pessoas não desconfiem do seu negócio.

Apesar de ser algo mais específico, na verdade qualquer empresa pode enviar um comunicado à imprensa sempre que fizer algo de interessante, de novo ou de exclusivo. Você os ajuda com a geração de notícias e eles te ajudam divulgando seu trabalho.

Formas gratuitas de divulgar sua empresa pela internet