Filme conta treta entre Ford vs Ferrari

O mundo das corridas sempre foi cheio de grandes histórias fascinantes de superação, esforço e, é claro, muita velocidade. Mas além do que é deixado nas pistas, as histórias por trás de cada equipe até chegarem a glória máxima também são dignas de filme!
Publicado em Entretenimento dia 26/11/2019 por Alan Corrêa

O mundo das corridas sempre foi cheio de grandes histórias fascinantes de superação, esforço e, é claro, muita velocidade. Mas além do que é deixado nas pistas, as histórias por trás de cada equipe até chegarem a glória máxima também são dignas de filme!

E foi com esse pensamento que o diretor James Mangold convocou um seleto grupo de atores como Matt Damon e Christian Bale para a criação do filme Ford vs Ferrari, que mostra toda a história da montadora americana para acabar com a hegemonia dos carros de Enzo Ferrari nas famosas 24 horas de Le Mans.

Enredo

A história se passa na década de 60, com a intenção de compra da Ferrari pela Ford que acabou fracassando pois Enzo Ferrari decidiu vender sua marca para os conterrâneos da Fiat. Como todo bom filme americano, o filme acaba por passar grande parte do tempo exaltando tudo que a Ford fez para assim derrotar o “inimigo”, que no caso viria a ser a Ferrari.

Henry Ford II (Tracy Letts), neto do criador da montadora, sentiu que deveria tirar dos italianos aquilo que lhes era o mais importante: A hegemonia nas 24 horas de Le Mans, uma das provas mais glamorosas do mundo.

A história começa a ganhar forma quando a Ford decide criar o Ford GT40 que é extremamente veloz, porém instável. Com isso, entram em cena Carroll Shelby (Matt Damon), um ex-piloto reconhecido e criador do icônico Shleby Cobra e seu amigo e piloto de confiança Ken Milles (Christian Bale).

Ford vs Ferrari
Ford vs Ferrari

O mundo corporativo e rígido da Ford é demonstrado em diversas partes do filme com as diversas barreiras que a marca impunha para Shelby e sua equipe, mas para finalmente darem carta-branca a Carroll foi necessário muito tempo no desenvolvimento no GT40, mas uma hora a mesma iria chegar, afinal, era a última chance da Ford não ser mais derrotada pela Ferrari na prova.

O filme vai girar em torno de todo o drama para conseguir derrotar a Ferrari, as ideias mirabolantes e geniais de Carroll Shelby e toda a emoção da prova de Le Mans de 1966 aos olhos de Ken Milles. Vale lembrar que nessa época os recursos de segurança dos veículos eram muito mais escassos, o que transforma a corrida mais emocionante, e isso o filme conseguiu retratar muito bem.

Vale a pena?

Se você é um grande fã de automobilismo, com toda certeza vale a pena reservar um tempo e ir assistir o filme, que é um prato cheio para os amantes do mundo das quatro rodas.

Até mesmo se você não gosta ou não conhece sobre esse meio vale a pena ir assistir, pois a história é tão envolvente que os carros e as corridas acabam ficando em segundo plano, sendo o desenvolvimento da história e uma completa jornada do herói os principais atrativos do Ford vs Ferrari.