buscar
Carros

Ferrari SF90 Stradale: o supercarro híbrido

Ao redor de nosso planeta, existem diversas marcas de veículos que são desejadas e adoradas por milhões de pessoas. Algumas por serem de mais luxo, outras com uma pegada mais esportiva, porém é uma unanimidade que, toda vez que falamos sobre um carro dos sonhos, é a imagem de uma Ferrari que nos vem a mente!
Publicado em Carros dia 28/09/2019 por Alan Corrêa

Ao redor de nosso planeta, existem diversas marcas de veículos que são desejadas e adoradas por milhões de pessoas. Algumas por serem de mais luxo, outras com uma pegada mais esportiva, porém é uma unanimidade que, toda vez que falamos sobre um carro dos sonhos, é a imagem de uma Ferrari que nos vem a mente!

Não há o que discutir: Todos sonham em ter uma Ferrari. E em mais um capítulo da marca do cavalinho, a grande novidade é que, pela primeira vez, será produzido um modelo com motorização híbrida em série na história da marca. Apresentando a todos: A Ferrari SF90 Stradale.

Sobre o carro

É uma unanimidade que o SF90 Stradale é um veículo que vai revolucionar a Ferrari em vários aspectos. Primeiramente, no quesito de tecnologia pois, em comemoração aos 90 anos da criação da Scuderia Ferrari (por isso o nome de SF90), a marca tentou apresentar ao máximo a ligação que os modelos da marca possuem com a pista e, para isso, utilizaram toda a tecnologia disponível para criar um veículo que satisfaz os clientes ao máximo.

Ferrari SF90 Stradale

Também vale ressaltar que, além de ser o primeiro carro em produção por série com tecnologia PHEV (veículo com pulg-in elétrico), marca também o início de uma nova era na Ferrari, aonde todos os modelos (em um futuro próximo) utilizarão tecnologias de motores eletrificados e, por isso, dar um primeiro passo para tamanha evolução é fundamental.

Ferrari SF90 Stradale

Design e aerodinâmica

O SF90 é uma típica Ferrari quando o assunto é design: Marcante e único. Seus traços se assemelham a outros modelos da marca como o 488. Com alguns detalhes de saliência mais compactas, um para-brisa mais curvado e uma cabine em formato de bolha fazem com que o carro tenha um design simplesmente espetacular.

Ainda por cima, por conta do motor ser montado no meio do veículo, o centro de gravidade ficou muito baixo, ajudando na estabilidade e esportividade do veículo. Na traseira, a tampa do motor foi mantida baixa para melhorar a interação entre os fluxos sobre e sob o corpo e, consequentemente, minimizar o arrasto.

Ferrari SF90 Stradale
Ferrari SF90 Stradale
Ferrari SF90 Stradale
Ferrari SF90 Stradale

Além dos faróis em LED tanto na frente quanto atrás, a traseira do veículo tem as saídas de escapamentos bem destacadas e altas para assim ter um layout de escape mais otimizado.

Interior do SF90 Stradale

O interior do SF90 é algo realmente muito inovador na Ferrari, pois apresenta um aspecto completamente diferente dos outros modelos da marca, com um aspecto extremamente futurista, tendo a clara intenção de criar um cockpit que possa ser inovador e, ao mesmo tempo, ser utilizado em veículos da marca posteriormente.

Além do material de excelente qualidade, toques de fineza e esportividade perfeitamente alinhados, a principal novidade fica por conta de uma tela única de 16 polegadas que se curva até o motorista, unificando então a multimídia e o painel em um único sistema inspirado nos painéis de carros da Fórmula 1.

Motorização

Mas afinal, a principal novidade é a nova motorização que o SF90 irá adotar e então, levantar um debate que com certeza terá diversas opiniões e uma única pergunta central: Como anda a Ferrari híbrida?

Se você pensou em algum momento que o SF90 teria um motor mais fraco justamente por possuir uma composição híbrida, você está muito enganado! Estamos falando de um único motor a combustão de 3.9 litros V8 biturbo de 780 cv de potência que funcionará simultaneamente a dois motores elétricos que juntos fornecem 195 cv e, quando os três motores funcionam juntos, o veículo rende 1.000 cv!

Além da potente motorização, o veículo contará com uma caixa automática de 8 velocidades com dupla embreagem banhada a óleo. Com todo esse conjunto, o veículo consegue alcançar 340 km/h e realizar um 0-100 em apenas 2,5 segundos, sendo assim um dos híbridos mais rápidos do mundo.