Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pousaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969, assim a equipe do Apollo 11 entrou para a história como o primeiro pouso na Lua e Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar.
As imagens do pouso foram transmitida ao vivo mundialmente pela televisão, encerrando a Corrida Espacial, trouxeram provas de sua estada no satélite natural, depois disso muitos estudos foram realizados, a SpaceX está quase começando as vendas de passagens comerciais para fora do planeta e mesmo assim ainda hoje existem pessoas que não conseguem acreditar na viagem para a Lua, as vezes são até as mesmas que juram acreditar que a Terra é Plana.
“É um pequeno passo para um homem, um passo gigante para a humanidade”, disse Armstrong.
Até agora, 12 pessoas tiveram a oportunidade de visitar o satélite natural, a última missão tripulada para a Lua foi feita pela expedição Apollo 17. Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan.
Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972. Foi a única missão que contou com um geólogo profissional em sua tripulação, a missão que mais tempo permaneceu na superfície lunar, o primeiro lançamento noturno de uma missão tripulada norte-americana e a última viagem espacial tripulada realizada por qualquer país para além da órbita terrestre.
Para comemorar os 50 anos da Apollo 11, a Nasa liberou imagens panorâmicas inéditas durante a expedição Apollo 17.
Algumas alterações foram feitas nas imagens para prezar pela qualidade da definição. Os especialistas editaram, por exemplo, o horizonte lunar, deixando o fundo sem estrelas. Também foram trabalhados os fenômenos de “lens flare”, que acontecem quando a luz que entra pelas extremidade da lente acaba se dispersando. O efeito causa algumas manchas de luz, muito comuns no cinema.
Segundo Harrison Jack Schmitt, único geólogo presente na Apollo 17, a localização conhecida como “The Valley of Taurus-Littrow” é uma das paisagens mais bonitas do Sistema Solar.