A situação da educação está tão difícil que 7% dos brasileiros afirmam que a Terra é plana

Lá no ensino fundamental, quando o professor diz que a Terra se move ao redor do Sol e que ela é esférica, ninguém fica assustado, ou não deveria, este é um fato básico já provado de diversas formas, porém incrivelmente o ensino está tão defasado que muita gente acaba acreditando que a Terra é plana.

Ciência
1 mês atrás
A situação da educação está tão difícil que 7% dos brasileiros afirmam que a Terra é plana

Não é uma piada, um em cada quatro brasileiros não consegue acreditar que as missões Apollo aconteceram. Os números são de uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha em 103 cidades brasileiras nos cinquenta anos da viagem que levou o homem à Lua.
O paradigma da Terra esférica apareceu na filosofia grega no século VI a.C. com Pitágoras, embora a maioria dos filósofos pré-socráticos defendesse o modelo da Terra plana. Aristóteles aceitava a esfericidade da Terra por bases empíricas em 330 a.C. e o conhecimento sobre a Terra redonda gradualmente começou a se espalhar pelo mundo helenístico.

A noção de que durante a Idade Média haveria uma “crença na Terra plana” foi forjada no século XVIII, e ainda é uma visão popular entre não especialistas. Por outro lado, medievalistas e historiadores da ciência atualmente concordam que essa é uma concepção falsa. Em suma, os poucos autores ocidentais do mundo antigo ou medieval que comprovadamente combateram a esfericidade da Terra foram exceção, eles eram geralmente ignorados ou tratados com pouca seriedade nos círculos intelectuais de sua época.

Ainda segundo o levantamento, os menos escolarizados são os mais propensos a acreditar no terraplanismo. 10% das pessoas que tem até o ensino fundamental completo disseram que a Terra era plana, contra 6% entre os que completaram o ensino médio e 3% entre os que tem curso superior.

*Com informações de OGlobo, Último segundo e huffpostbrasil.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?