ERP: O que é um sistema de gestão empresarial

Em um mundo empresarial cada vez mais competitivo e conectado, estar sempre atualizado de seus dados em tempo real se faz uma ação extremamente necessária para poder se diferenciar de seus concorrentes e, assim, ganhar clientes e uma fatia considerável do mercado.

Trabalho
3 semanas atrás
ERP: O que é um sistema de gestão empresarial

Diversas são as estratégias que as empresas adotam para se otimizarem, mas a técnica de poder realizar várias tarefas de uma vez só com diversos dados disponíveis e relatórios do que se procura é uma exclusividade do ERP, que por sinal, cada vez mais vem ganhando espaço nas empresas que buscam otimizar seu tempo e conquistar clientes.

O que é um sistema ERP?

A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, onde uma tradução literal seria um sistema de planejamento empresarial integrado. Essa ideia surgiu com o novo conceito corporativo no final dos anos 50 e desde então vem ganhando cada vez mais força.

O sistema de planejamento empresarial integrado consiste em integrar diversas funções de dados da empresa em apenas um software, podendo assim as informações serem acessadas por qualquer setor da empresa e serem utilizadas em novos relatórios.

Diversas funções se fazem presentes em um ERP, mas algumas são muito mais constantes e importantes para a empresa, como por exemplo o Cadastro de clientes, produtos, serviço e fornecedores, Controle financeiro (contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de boletos, carnê de pagamento), Controle de estoque, Emissão de notas fiscais, Vendas (orçamentos, ordens de serviços, PDV), Contratos, Atendimentos, Relatórios e outras funcionalidades.

Por que instalar um ERP?

Diversas são as vantagens para se instalar os modelos de gestão integrada em sua empresa. A rotina no escritório ficará mais prática, rápida e eficiente, os gestores passam a ter um controle maior sobre os dados de cada setor, a empresa fica com os dados mais seguros, a capacidade de planejamento a longo prazo (essencial para Startups) se torna muito mais ampla, a margem de erro se torna menor e, consequentemente, a empresa acaba por economizar um bom dinheiro.

Mas existem outros tipos de sistemas de gestão integrada além do ERP, então por que escolher ele? A resposta é simples: O mesmo consegue reduzir o tempo da administração do estoque e do financeiro, diminui a burocracia, gera relatórios e elimina os erros de controle de forma que nenhum outro consegue fazer de forma igual, além de que seus dados ficam guardados na nuvem através de um backup automático.

Tipos de gestão integrada

Por mais que o ERP seja um exemplo de sistema de gestão integrada bem-sucedido, existem outros estilos de gestão integrada que, dependendo do ramo de sua empresa ou do porte da mesma, podem acabar sendo até mesmo mais vantajosos.

O BPM (Business Process Management) tem a função de coletar dados sobre a organização, incluindo as atividades realizadas e a execução, e assim indicar as melhores chances de melhora em cada setor. Embora seja um estilo de melhora contínua em sua empresa, o processo acaba por se tornar muito burocrático e pouco flexível.

Mas a bola da vez é o CRM (Customer Relationship Management) ou gerenciamento de relacionamento com o consumidor em português. Consiste em criar estratégias para sua empresa ficar cada vez mais próxima de seus clientes, e para isso o mesmo coleta os dados dos clientes, suas atividades e contatos com sua empresa, tudo isso para traçar um perfil do cliente e construir as melhores estratégias para agradar o mesmo. Em tempos onde a satisfação do cliente é extremamente importante, o CRM vem ganhando cada vez mais força e cada vez mais empresas aderindo.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?