Com o crescimento do e-commerce a preferência por compra e venda por internet tem aumentado. O temor por não receber uma encomenda já foi superado com o sistema de pagamento seguro. Os próprios Correios se adaptaram aos avanços dos mercados digitais e disponibilizam uma plataforma on line prática e segura para acompanhar o processo de envio e recebimento de encomendas.
Atualmente, fazer uma compra por internet acaba sendo mais barata e prática do que sair para encontrar um produto em uma loja. O comércio digital rompeu fronteiras e permitiu com baixo custo comprar dos estados mais extremos do Brasil.
O sucesso do e-commerce tem sido tanto que diversas empresas já disponibilizam fazer compras de supermercado sem precisar sair de casa.
A Rappi, startup colombiana, é um bom exemplo de como é possível acompanhar todo o processo de compras, inclusive o trajeto de ida e volta do entregador.
Os Correios, por sua vez, também acompanharam o progresso digital e fornecem o rastreio de encomendas pela página da internet, aplicativo ou por mensagens via celular.
Em geral, quando se efetua uma compra por um marketplace no processo de finalização é oferecido opções de entrega, entre as quais estão os Correios por Sedex ou PAC.
Os Correios ainda continuam sendo a opção mais segura do que transportadoras particulares, embora o custo possa ser relativamente maior.
Com efeito, todos os pacotes enviados pelos Correios – quer por entrega expressa ou comum – geram um código de rastreamento junto com o comprovante de postagem do objeto.
Aliás, é uma medida importante de segurança verificar antes de finalizar uma compra por internet se a plataforma informa o código de rastreamento, pois sem o mesmo não é possível rastrear o pedido.
Uma vez de posse do código de envio basta acessar a página dos Correios específica para o rastreio através do link: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/
O código deve ser inserido no campo em aberto com os 13 dígitos, sendo que os dois primeiros são sempre letras – que representam a forma de envio – e os dois últimos terminam com “BR” significando que o objeto será trafegado em território nacional.
Um total de 50 códigos de rastreamentos é permitido consultar de uma vez, registrando-os separados por ponto e vírgula.
O acompanhamento de encomendas também pode ser feito pela página dos Correios com o CPF ou CNPJ do destinatário caso o número do documento tenha sido informado no momento da postagem.
Neste caso, além de acessar a página dos Correios será preciso por segurança efetuar o login no idCorreios para comprovar sua identidade.
Após selecionar o botão de buscar é fornecido o processo de postagem, não em tempo real, incluindo a previsão de entrega.
Se o produto já tiver sido entregue é possível verificar a confirmação de objeto encaminhado, a data e horário de postagem, bem como de cada agência que recebeu a encomenda até chegar ao destinatário.
Para não ter que acessar o site em cada etapa os Correios disponibilizam receber alertas por SMS das atualizações do envio. Basta selecionar a opção “Receber por SMS”.
Outro meio prático de acompanhar as encomendas é o aplicativo SRO mobile dos Correios disponível para Android ou iOS.
O prazo para consultar as informações de rastreamento pelos Correios é até 180 dias após a data de postagem.