Proteste! Exija seus direitos! Agora através do aplicativo do Procon em São Paulo ficou bem mais fácil abrir uma reclamação por um serviço mal prestado.
Trata-se de um direito que dispõe todos os cidadãos que acreditem que aquilo que comprou – produto ou serviço – não é conforme havia sido anunciado.
Se acredita que tem razão e possui provas sobre uma fraude no comércio pode iniciar um reclamação de modo muito mais rápido e prático pelo aplicativo Procon-SP.
O novo canal de atendimento do Procon em São Paulo via aplicativo smartphone foi desenvolvido pela PRODESP e pela equipa de TI da própria fundação.
O aplicativo dispõe de serviços mais dinâmicos como, por exemplo, a abertura de uma reclamação ou denúncia com registros por meio de vídeos e fotos.
Com efeito, uma das melhores maneiras de evitar fraudes no comércio é denunciá-las e puni-las com eficiência e prontidão.
No entanto, devido a enorme extensão do Estado de São Paulo muitos locais não possuem uma unidade do Procon Municipal e acabavam deixando os consumidores desprotegidos.
Foi com o intuito de sanar dificuldades como essa que a Fundação Procon iniciou o projeto para os consumidores terem sempre à mão um veículo dinâmico e eficaz para reivindicarem seus direitos.
Mesmo porque com o crescimento do e-commerce os consumidores estavam mais vulneráveis.
Deste modo, o aplicativo Procon-SP dispõe de uma lista de sites que devem ser evitados de acordo com o número de reclamações registradas no Procon.
É claro que não é apenas pelo número de reclamações que um site de uma empresa fica na lista “Evite esses sites”. É preciso que a empresa notificada não tenha respondido ou não tenha justificativas válidas.
Assim que iniciar uma reclamação ou denúncia um processo é aberto, onde inicialmente se procura encontrar um acordo amigável com o prestador de serviço.
O vendedor terá um prazo de 15 dias para fazer sua justificativa ou sanar o problema relatado. Do contrário, terá que arcar com as consequências legais de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Caso ocorra algum erro com o processo aberto no aplicativo do Procon-SP, a recomendação é que o mesmo seja relatado por mensagem para o endereço: mobile.prodesp@sp.gov.br
Qualquer cidadão que tenha um smartphone com serviço de internet e resida no Estado de São Paulo pode baixar a versão Procon 4.0 que é gratuita.
Mais de 10.000 instalações já foram feitas do aplicativo Procon-SP, que requer Android ou iOS e 24 MB de espaço em disco.
Diversos serviços são disponibilizados pelo aplicativo Procon-SP para os consumidores exigirem seus direitos junto à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, entre os quais estão:
