Veículo que inaugurou o segmento de picapes posicionadas entre as compactas e as médias, a Duster Oroch chegou e pouco tempo depois já sofreu um baque com a chegada da Fiat Toro, veículo que disparou em vendas e até hoje domina esse segmento com extrema facilidade.
A linha 2021 da Oroch ainda se apresenta defasada em comparação a sua principal concorrente, mas seu preço atrativo e as vendas por frotas ainda fazem a picape francesa ter uma sobrevida no mercado.
Enquanto na linha 2021 a Duster SUV apresentou mudanças no exterior sutís e no interior uma evolução extremamente satisfatória, a Renault parece ter se esquecido de atualizar também a Oroch, visto que a mesma possui o mesmo visual desde o seu lançamento.
O interior é o mesmo que vemos desde 2015, com a mesma central multimídia da Duster antiga, os mesmos bancos, mesma carroceria e até mesmo o volante. No geral, a Oroch continua sendo uma Duster da geração anterior com caçamba.
Embora seu visual seja muito mais conservador do que o da Toro, a Oroch apresenta uma proposta completamente diferente de sua rival, mesmo que elas dividam o segmento até o momento.
Enquanto vemos a Toro com um design mais atual e mais voltado para a cidade, vemos na Oroch um grande apreço por carregar cargas mais pesadas e mais voltada para o trabalho, ficando claro que uma é focada para o público urbano e a outra para um público que quer utilizar o carro mais para o trabalho.
Inclusive, a venda por frotas da Oroch é um dos carros-chefe do modelo, que conta com diversos programas de revisões para frota.
Outro ponto que ajuda muito a Oroch a se estabelecer no mercado de frotistas é seu preço mais em conta do que a Toro, ainda mais levando em consideração que a picape francesa de topo, além de ser mais própria para carregamento de carga, custa mais de 10 mil reais a menos do que uma Toro de entrada.
Os motores utilizados são os já conhecidos 1.6 de 120 cv e 16,2 kgfm de torque com câmbio manual de 5 velocidades e o 2.0 de 148 cv e 20,9 kgfm de torque, podendo ter ou um câmbio manual de 6 velocidades ou um automático de 4 velocidades.
O preço da Duster Oroch parte de 68 mil na versão Express 1.6 manual, 75.990 na versão Expression 1.6 manual, 78.990 na Dynamique 1.6 manual, 80.990 na Dynamique 2.0 manual e 84.990 na Dynamique 2.0 automática.
A Duster Oroch claramente não está no patamar da Fiat Toro, tanto no aspecto de tecnologia até mesmo de motorização, mas seus pontos fortes são realmente muito impactantes, pois os 12 mil reais de diferença da versão de topo da Oroch para a básica da Toro não conseguem ser facilmente justificados, ainda mais se levar em conta que o uso seria focalizado para o trabalho, que aliás é nesse segmento que a Oroch pretende atuar com mais frequência.