Conheça os tipos de airbags
Quando se fala em segurança o primeiro item que se destaca é o sistema de airbag, os airbags são dispositivos de segurança infláveis com propósito de reduzir o impacto e os danos de uma batida de carro. Eles estão por toda parte e de várias maneiras diferentes.

No Brasil os airbags se tornaram obrigatórios em veículos fabricados no país desde 2014. Em carros mais modernos é possível encontrar até 8 airbags de tipos distintos.
Quais são os principais tipos de airbags? Existem vários tipos de airbags, os mais comuns em encontrar no Brasil são:
Frontal
Esse tipo de airbag é o mais conhecido entre os demais e obrigatório em carros brasileiros. Sua função é proteger os ocupantes da frente para não se chocarem contra o painel e o volante. Esse airbag se enche de acordo com o grau da colisão e protege o peito dos ocupantes. Normalmente, as tais bolsas de ar ficam dentro do volante e no painel em frente ao banco do carona.
Lateral
Os airbags laterais tem por objetivo proteger o tórax e a cabeça dos ocupantes. Eles ficam instalados nas colunas centrais ou nos bancos.
Cortina
É o modelo que se estende de uma coluna à outra do automóvel, protegendo contra possíveis impactos na parte lateral do carro, evitando que cabeças e braços dos ocupantes fiquem para fora do veículo, assim como, contra os cacos de vidros.
Para joelhos
O airbag de joelhos não é muito comum no Brasil e por isso é pouco conhecido, mas sua função é clara, proteger os joelhos do condutor contra a coluna de direção do veículo em uma batida.
Central
O airbag central fica entre os bancos dianteiros, e tem como função evitar o choque entre o motorista e o passageiro durante um acidente de trânsito, num impacto lateral. Esse tipo também é raro, são mais vistos em carros de luxo.
Para vidro traseiro
Esse tipo de airbag aparece ao redor dos encostos do banco traseiro para proteger a cabeça dos passageiros. Localiza-se na parte posterior dos encostos de cabeça traseiros, e assim evita também que cacos de vidro os atinjam.
De cinto
Nada mais é que um cinto de segurança inflável, que basicamente se inflam durante o acidentes, para ajudar na diminuição da força do impacto entre o cinto e o corpo, protegendo principalmente as crianças. Seu funcionamento ocorre durante uma colisão frontal ou lateral.
De capô
O airbag de capô se localiza na base do para-brisa e é utilizado para amenizar o choque do pedestre contra o capô e o para-brisa em caso de atropelamento.
De teto
Esse tipo é mais visto em carros com teto solar, pois protege o motorista e os passageiros contra os estilhaços de vidros e também evita que as pessoas sejam projetadas para fora do veículo em capotamentos. Neste caso, a bolsa de ar quando acionada ocupa todo o espaço superior à cabeça dos ocupantes do veículo.
Externo
E por fim, mas não menos importante, porém ainda em desenvolvimentos, são os airbags externos, que visam reforçar a proteção da cabine quando outro carro ou objeto atinge a lateral do veículo.