Manter hábitos saudáveis em tempos normais já era difícil, em quarentena então se tornou um verdadeiro desafio já que as pessoas ficam em casa e possuem medo de frequentar ambientes públicos para praticar exercícios.
Mas além dos exercícios físicos, o consumo do celular aumentou muito durante a pandemia, fazendo com que hábitos nada saudáveis se tornassem recorrentes, principalmente para crianças. A Google por sua vez tem o aplicativo Family Link que pode ajudar a estabelecer hábitos saudáveis para você e principalmente para seus filhos, e tudo isso com sua supervisão.
A ideia do Google Family Link é justamente criar hábitos mais saudáveis tanto no seu dispositivo quanto no de seus filhos, sendo as crianças o principal alvo do Family Link, visto que é um app visando a utilização dos mesmos.
Porém os adultos também podem utilizar para sí, estabelecendo limites de utilização do dispositivo móvel para poderem se dedicar mais em outras tarefas, por exemplo. Mas o controle dos pais sob os aparelhos celulares dos filhos é o principal fator do Family Link.
Com o aplicativo instalado, os pais cadastram as contas de seus filhos e, a partir de seus celulares, podem controlar todo o conteúdo que entra para os dispositivos de seus filhos, tanto em aparelhos da Apple quanto Androids.
No app, você consegue ver quanto tempo seus filhos ficaram em cada aplicativo e poder permitir ou negar que os mesmos baixem alguns aplicativos em seus celulares. Além disso, existem também aplicativos recomendados por professores aos quais você pode instalar a distância do seu celular.
Controles de tempo também estão disponíveis no Family Link, onde você pode estabelecer um tempo limite para que seu filho utilize o celular. Um bloqueador do aparelho também está disponível, podendo definir o tempo que o celular do seu filho vai ficar bloqueado.
Além de todas essas funcionalidades, ainda é possível ver a localização de seus filhos em tempo real com o GPS que o aplicativo possui, dando segurança para os pais ao saber a localização de seus filhos.
Vamos supor agora que o seu filho está crescendo e você já deixa o mesmo gerenciar sua própria conta. Com 13 anos de idade, seu filho já pode se desvincular da sua conta e conta e gerenciar a sua própria,
Mas vale lembrar que para que isso ocorra é necessário que o pai autorize o filho a ter a própria conta. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Para os usuários, o Family Link é um aplicativo que ainda pode melhorar, mas que no geral cumpre com os requisitos solicitados. Com mais de 10 milhões de downloads por todo o mundo, o aplicativo já se disseminou, mas está procurando maior aderência aqui no Brasil.
Para os usuários, o aplicativo tem a nota de 4,2 de 5 estrelas possíveis na Play Store.
No geral, o Family Link é um aplicativo indicado completamente para os pais que querem monitorar tudo o que seus filhos estão consumindo no celular, principalmente nesta época de quarentena onde eles ficam ainda mais tempo nos celulares, além de poder controlar o tempo de uso dos menos.