Conheça a Tarok, a nova picape da Volkswagen

Paralelamente as SUVS, o mercado de caminhonetes também vem crescendo cada vez mais no mundo. De olho nas mais diversas oportunidades desse mercado (principalmente no Brasil), a Volkswagen mostrou ao mundo sua novíssima picape Tarok.
Publicado em Carros dia 8/10/2019 por Alan Corrêa

Paralelamente as SUVS, o mercado de caminhonetes também vem crescendo cada vez mais no mundo. De olho nas mais diversas oportunidades desse mercado (principalmente no Brasil), a Volkswagen mostrou ao mundo sua novíssima picape Tarok.

Presente nos salões de São Paulo, Nova York (onde chamou a atenção por seu tamanho nada convencional quando comparado com as picapes americanas) e de Frankfurt, a Tarok tem uma ênfase maior no mercado brasileiro que, ao longo dos últimos anos, teve o mercado de picapes praticamente dominado pelo Fiat Toro.

Competição com a Toro?

O ano de 2016 foi muito impactante para o mercado de picapes no Brasil. Antes havia a divisão entre picapes pequenas como a Saveiro e médias como a Hilux, mas não existia um meio termo entre ambas que pudesse oferecer a praticidade das pequenas e a sofisticação das médias.

Tarok
Tarok

Foi então que a Fiat apresentou o Toro, uma caminhonete com design ousado, diversos opcionais e versões e dimensões próximas as de um sedan como o Ford Fusion. A Renault bem que tentou fazer frente ao modelo com a Duster Oroch, mas sem sucesso, mesmo sendo bem mais barata.

Com a Toro dominando com tranquilidade este nicho do mercado, a Volkswagen enxergou uma excelente oportunidade de tirar clientes da Fiat com uma picape nos mesmos moldes, afinal, os alemães já têm uma afinidade maior com o mercado de caminhonetes do que a Fiat.

Design e interior

Ainda no carro conceito, percebemos claramente a presença de atributos dos carros fabricados pela Volkswagen aqui, afinal, a Tarok é um modelo desenvolvido 100% por nós brasileiros e para nosso uso.

Tarok
Tarok

O veículo é uma mescla de partes tanto do Polo quanto do T-Cross. Isso fica muito perceptível ao se analisar a parte frontal do veículo e a lanterna traseira de faixa contínua de LED, que lembra muito o SUV de entrada da marca. Suas dimensões são de 4.914 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 2.990 mm de entre-eixos.

Uma boa novidade do Tarok é justamente um dos diferenciais que já conhecemos da Saveiro: O rebatimento dos bancos que, neste caso, já pode emendar diretamente com a caçamba e fazer de tudo um único espaço.

O interior por sua vez é extremamente parecido com o do Polo. Equipamentos como a manopla do câmbio automático de seis velocidades, a central multimídia e o painel digital de 9,2 polegadas são os mesmos que os utilizados no hatch. Um diferencial interessante que ainda não foi confirmado pode ser o volante utilizado no Golf GTI e no Jetta GLI, que da um ar mais refinado e esportivo a picape.

Tarok
Tarok

Ainda não se tem todas as motorizações definidas, mas até o momento se sabe que haverá um motor 1.4 turbinado de 150 cv e 25,4 kgfm de torque.

Quando chega?

Está ansioso para adquirir seu Tarok? Ainda será necessário esperar um pouco mais para pensar em ter um exemplar na garagem, pois sua previsão de início de produção está marcada para 2020, sem mês definido.

Não sabemos preços e detalhes mais a fundo sobre o veículo ainda, mas a única certeza que temos é de que o Fiat Toro com toda certeza terá seu reinado ameaçado e a disputa entre as picapes será um tanto quanto interessante de ser acompanhada.