Confira vagas de emprego pelo app SINE

Os aplicativos de celular têm simplificado a vida de muita gente, e agora o app da Rede SINE do Ministério do Trabalho chegou para facilitar a inserção de profissionais no mercado de trabalho e diminuir a distância entre trabalhador e empregador.

Trabalho
2 semanas atrás
Confira vagas de emprego pelo app SINE

O aplicativo Sine Fácil desenvolvido pelo Ministério do Trabalho com a DataPrev possui atualmente mais de 2 milhões de downloads e mais de 840 mil trabalhadores já foram encaminhados para seleções de emprego em todo o país. Além disso, a ferramenta alcançou mais de 11 mil avaliações cinco estrelas, na loja do sistema Android.

Baixar app para buscar vagas de emprego

Ficou mais fácil e simples acessar os serviços da rede SINE, sem fila ou complicações, através do aplicativo você tem acesso grátis aos recursos, você não paga nada para fazer o download. Quem usa Android deve baixar o app pelo Google Play, já os usuários de iPhone precisam fazer o download na AppStore.

Veja o que o app viabiliza

Através do aplicativo Sine Fácil é fornecido acesso para acompanhar o pagamento do Seguro-Desemprego, cadastrar currículo, pesquisar vagas de emprego, saber o resultado de processos seletivos, consultar o Abono Salarial e Contratos de Trabalho. Todas as informações agora estão fáceis para serem consultada e sem complicação.

Saiba como

Para ter acesso em todo o serviço disponibilizado, primeiramente é preciso baixar o aplicativo Sine Fácil pelo Google Play Store ou pelo App Store.

No primeiro acesso será preciso efetivar o cadastro com uma senha. Pelo portal Emprega Brasil é possível seguir um passo-a-passo para obter a senha de acesso QRCode, que é um código de barras em 2D para ser escaneado ou então consultar no documento que recebeu no ato da rescisão contratual (TRCT), ou no formulário de solicitação do Seguro Desemprego ou verificar o código diretamente em uma agência do SINE.

Antes de qualquer coisa é preciso saber que para consultar vagas de emprego é necessário ter o seu currículo cadastrado e atualizado com os Postos de Atendimento do Ministério do Trabalho.

Caso já tenha cadastro no Sine, basta apenas atualizar as informações de contato, como e-mail e telefone, pois eles aumentam suas chances de ser contatado pelas empresas para participar de processos seletivos.

O Sine Fácil para o empregador

O aplicativo do SINE para o empregador é identificado com a letra “e” na loja virtual, porém está disponível, no momento, apenas para os smartphones com sistema operacional Android.

Com o app o empregador pode cadastrar vagas, selecionar candidatos, acompanhar entrevistas agendadas, pesquisar currículos e informar sobre o status do processo seletivo. O novo app integra as ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine) junto com o Sine Fácil. Boa parte do processo de seleção dos candidatos é feita digitalmente pelo sistema, inclusive o retorno da entrevista.

Acesso ao sistema

O empregador pode ser tanto pessoa física ou jurídica e para usufruir dos benefícios do aplicativo, só precisa instalá-lo, pois, diferente do Sine Fácil não será necessário nenhum tipo de identificação a partir do QR Code, somente será preciso as credenciais de acesso ao Serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO Web). Após o download, basta seguir as etapas de cadastramento e escolher um posto gestor para incluir uma nova vaga no sistema.

Caso o empregador não possua as credenciais de acesso, ele pode se cadastrar pelo aplicativo, pelo portal Emprega Brasil ou pela rede de atendimento do Sine.

Cadastro das vagas

O cadastro da vaga devem possuir todas as informações essenciais sobre o trabalho, mesmo assim, será necessário que o Posto de Relacionamento acrescente alguns campos no momento de validação. Esse procedimento é feito para garantir que as vagas estejam adequadamente direcionados para o perfil profissional,

Seleção de candidatos

No aplicativo, o empregador pode consultar diretamente cada informação do trabalhador inscritos na Rede Sine. Para consultar os currículos, o empregador precisa filtrar pelo cargo desejado e pode selecionar até cinco municípios nessa busca. O resultado da consulta apresenta o número de currículos que se enquadram aos critérios selecionados.

Depois, ao encontrar um candidato que encaixe nos requisitos da oportunidade divulgada, o empregador deve encaminhar esse perfil para a próxima etapa.

Para marcar entrevistas, basta selecionar o período, pois o próprio aplicativo, de forma automática, agendará a lista de candidatos selecionados. Ao fim das entrevistas, o empregador divulga no aplicativo o resultado da seleção, podendo ser para um ou mais candidatos. Uma vez cadastrado, somente o Posto de Relacionamento poderá alterar esse retorno, desde que siga as regras vigentes.

*Com informações do Ministério do Trabalho.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?