Os modelos compactos com uma pegada de aventureiro nunca foram os líderes de vendas e nem os queridinhos do público, mas sempre tem um certo apreço pelo seu estilo mais arrojado e a suspensão mais alta do que os outros veículos compactos.
Em terra de Cross Up, Etios Cross e Onix Activ, podemos dizer que o HB20X predomina neste mercado que a pouco tempo atrás era totalmente dominado pelo Crossfox. Na estreia de sua segunda geração, o modelo 2020 do HB20X quer mostrar que ainda tem tudo para continuar sendo o número 1 do segmento dos compactos aventureiros.
Se olharmos rapidamente, não se nota quase diferenças no design do HB20X para o HB20 normal. O mesmo estilo do conceito Saga EV é adotado no veículo, trazendo linhas mais marcantes ao veículo, novos faróis tanto dianteiros quanto traseiros, a coluna C no estilo “flutuante” e a nova grade no formato de cascata.
“Procuramos deixar os preços do modelo aventureiro do HB20 ainda mais competitivos nessa fase de início das vendas. A versão de entrada já estava mais em conta do que na geração anterior e conseguimos reduzir de R$ 900 a R$ 1.600 os preços previamente informados das versões superiores. Nossa intenção é ter uma participação maior do HB20X Nova Geração nas nossas vendas até o fim deste ano”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
De diferente por fora existe o body kit especial em preto fosco, o rack de teto, as rodas diferentes e a suspensão um pouco mais elevada do que a versão convencional do novo HB20.
São cinco cores para o HB20X: Branco Atlas (sólida), Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Khaki (metálicas) e Verde Amazon (perolizada) – sendo as duas últimas exclusivas da versão aventureira.
O interior também segue à risca o estilo da nova geração. Com apenas a manopla de câmbio sendo inalterada, o interior agrada principalmente pelo aspecto de veículo sofisticado que o mesmo entrega.
Com o novo volante, nova central multimídia, novos bancos, apoio de braço central, novos comandos no ar-condicionado, partida sem chave e o sistema de frenagem autônoma, o novo HB20X consegue uma posição de destaque a frente do Onix Activ, seu principal rival.
Os detalhes em vermelho no interior do veículo juntamente a cor preta dão um aspecto mais esportivo ao carro.
São duas opções de câmbio oferecidas no HB20X: Um manual e um automático, sendo ambas as transmissões contendo seis velocidades.
A motorização ficou apenas com o já conhecido 1.6 que agora ao invés de 128 cv conta com 130 cv e 16,5 kgfm de torque. O motor agrada com a proposta do carro, mas seria interessante o motor 1.0 turbo de três cilindros na versão aventureira também.
No geral, são comercializadas cinco versões do HB20X, partindo de 62.900 reais e indo até 77.900 reais no preço promocional de lançamento do modelo. As versões disponíveis são (em ordem crescente) a Vision (manual e automático), Evolution, Diamond e Diamond Plus, lembrando que apenas a Vison tem a opção de câmbio manual, sendo as demais contendo o câmbio automático.