De alguns tempos pra cá, estamos precisando lidar com muitas mudanças climáticas, e outros fatores que influenciam, tanto positivamente quanto negativamente, porém, estamos piorando cada vez mais a saúde da nossa natureza.
Eventos climáticos, estão diretamente ligados com muitas coisas ao nosso redor, como sociedade, economia e entre outras coisas. É preciso entendermos como que nós, seres humanos, estamos impactando diretamente em toda esse biodiversidade do nosso planeta.
De acordo com especialistas, existe estratégia que podemos seguir para compactuar de modo positivo com a nossa natureza. Vamos entender o que pode ser feito para melhorar as condições climáticas, e como podemos quebrar padrões para que isso aconteça.
Em todos os lugares do mundo, existe sempre aquele local que emite mais gases através de usinas e fábricas que funcionam praticamente 24h por dia. Isso faz com que, pessoas que vivem ao arredores, possam inalar mais esse ar poluído e acabar sofrendo consequência de adoecimento mais graves.
Quando falamos em questões de desigualdade social, significa que, em muitos desses lugares, as pessoas mais pobres ou “menosprezadas” pela sociedade, é quem acaba sofrendo mais, pois próximo de fábricas e usinas, acaba tendo terrenos mais baratos, e quem não tem condições, acaba morando naquele local mesmo.
O problema de desigualdade social existe e vem impactando nessa sociedade por muitos anos, tendo algumas mudanças em termos de racismo, porém ainda existe lugares que compactuam para que pessoas e outra raça, acabe sendo prejudicada.
Existem muitas coisas que impactam de modo negativo no nosso clima, biodiversidade e toda a natureza de nosso planeta, como as nossas próprias ações, a economia de um modo geral, fabricas, industrias, usinas, entre muitas outras coisas.
A emissão de gás carbônico na atmosfera, é uma das coisas que tem uma forte influência, já que algumas coisas dependem de petróleo, e outros derivados que acabam “sujando” o nosso ar, e ao invés de limparem a bagunça, simplesmente largam do jeito que está.
O transporte, também é uma das coisas que influenciam muito, já que em alguns países, os mesmos não são elétricos, e acaba soltando muitos gases e fumaças por todo o ar. Alguns locais que são muito quente, e acabam precisando de um sistema de refrigeração melhor, também pode influenciar, já que acabam gastando diversos aspectos, inclusive dinheiro, no investimento de ar condicionado.
De alguns anos pra cá, algumas empresas que fabricam seus produtos e os mesmos acabam trazendo uma certa poluição durante esse processo, estão adotando novas medidas para emitir menos gases nocivos ao efeito estufa, reduzindo quase 80% dos danos causados à natureza.
O ideal, é que em alguns países que tenham um sol abundantemente constante, como na Índia por exemplo, invista em sistemas de energia solar e eólica, pois além de ser uma estratégia melhor ao consumidor, é uma forma mais eficiente de se produzir energia limpa.
Portanto o investimento em energias limpas mais eficientes, reestruturação de cidades e do próprio país, redução de fabricação de produtos que causam danos e poluição em nosso planeta, seria maneiras estrategicamente eficientes para melhorarmos as condições climáticas de nosso tempo.
Alguns lugares dos EUA, algumas comunidades se juntaram em prol de ajudar a climatização naquele local, onde foi decretado o uso de energias movidas a painéis solares, em prédios que eram abandonados por exemplo.
Então com alguns ajustes, foi possível criar lugares de organização, onde além do investimento em painéis solares, eles tornaram alguns lugares um centro de ajuda e apoio a pessoas que precisavam por conta da crise do covid 19.
Foram aproveitados o comércio local, para a implementação desse sistema de climatização, reestruturação em solo e construções para suportar as demandas de um clima mais quente. Então existem soluções que podem ser trabalhadas juntas, em prol de uma natureza mais restaurada e respaldo à sociedade.