Como transformar seu celular Android em um sistema de vigilância

Se você tem um smartphone velho e não sabe o que fazer com ele, vamos te apresentar uma boa solução: um sistema de segurança gratuito. Sim, é possível transformar um celular num sistema de segurança por meio de um aplicativo gratuito e de código aberto.

Tecnologia
Publicado em 15/09/2018 por Alan Corrêa
Como transformar seu celular Android em um sistema de vigilância

Haven, o aplicativo de monitoramento grátis

O Haven é o aplicativo de monitoramento de segurança desenvolvido por Edward Snowden para Android. Ele se utiliza dos sensores do celular para detectar movimentos no ambiente, bem como ruídos e alteração de luminosidade.

Assim que ativado, o aplicativo passa a monitorar o que acontece ao seu redor, e se houver alguma movimentação no ambiente em que o aparelho estiver colocado, ele envia uma notificação via SMS ou ainda para um servidor baseado em Tor.

O que o Haven é capaz de detectar?

Haven
Haven

O aplicativo é muito sensível, e é capaz de detectar praticamente qualquer coisa. Por meio de acelerômetros ele detecta movimentos e vibrações. Com as câmeras ele pode guardar a imagem do ambiente para onde ela estiver voltada. Pelo microfone ele pode perceber ruídos. Ele ainda pode, pelos sensores de luminosidade do celular, identificar uma alteração de luminosidade no ambiente. Por fim, ele reconhece quando o aparelho é tirado da tomada.

Para quem serve?

O Haven foi desenvolvido para proteger jornalistas e defensores dos direitos humanos que supostamente estariam sendo investigados e que poderiam estar em risco de desaparecimento.

Mas ele serve também como sistema de monitoramento de baixo risco, portanto, para qualquer pessoa que queira um sistema de vigilância de baixo custo.

O aplicativo só tem versão para Android, e não há previsão de seu lançamento para iOS.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?