Ao longo da vida do trabalhador que conta com a carteira assinada, o mesmo tem alguns descontos em seu salário que provém de tributos que o governo cobra para que, futuramente, estes possam vir a utilizar o dinheiro em sua totalidade.
Para isso, existem benefícios como o PIS/PAESP e o FGTS. Mas você sabia que, para ter acesso a este saque, é preciso ter uma certidão de solicitação para tirar o valor? Hoje iremos explicar tudo para que você possa solicitar sua certidão.
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são algumas das contribuições que toda empresa deve fornecer ao estado por funcionário registrado. Em linhas gerais, uma parte de seu salário bruto a empresa deve pagar diretamente para o governo para que, quando você for elegível, ter este benefício.
Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já é um velho conhecido dos brasileiros. No geral, ele serve como uma poupança que o trabalhador tem direito quando é desligado do seu trabalho. Todos os meses, a empresa deposita o valor referente a 8% de seu salário bruto em sua conta do FGTS, fazendo assim com que o valor possa ficar acumulado.
Todos aqueles que têm contratos CLT têm direito a receber estes valores guardados, porém, para que seja necessária a certidão, é preciso que o trabalhador se enquadre em algumas condições.
Se você passou a receber benefícios como aposentadoria, pensão por morte, benefício assistencial à pessoa com deficiência, ou benefício assistencial ao idoso, você já se torna apto a realizar o saque destes benefícios. Com isso, basta iniciar o processo para solicitar sua certidão para o saque!
Para que você possa emitir sua certidão para o saque, você deverá obrigatoriamente ligar para o número 135 e realizar a solicitação do mesmo por lá. É esperado que o atendimento dure algo em torno de cinco minutos, sendo assim um processo bem rápido de ser feito.
Durante o atendimento, será solicitado o seu número do CPF para validação e, após isso, irá confirmar informações de seu endereço, a carta com a certidão será direcionada para sua residência.
O único ponto de atenção nesta etapa fica por conta do prazo médio para a entrega da certidão pelos correios, ficando na casa dos 20 dias corridos (contabilizando finais de semana), ou seja, a entrega ainda levará um certo tempo, fazendo com que você espere um pouco mais para ter esta certidão em suas mãos.
O melhor de tudo isso é que é um processo completamente gratuito, ou seja, você não pagará absolutamente nada para que possam emitir e entregar a sua certidão para conseguir o saque do PIS/PAESP ou do FGTS.
Por mais que seja uma ação bastante simples, muitas pessoas ainda tem dificuldades em solicitar a certidão para ter acesso a este benefício que é de direito de todos os trabalhadores CLT.
*Com informações do GovBR.