Em algum ponto da sua vida você vai querer crescer dentro da empresa em que você trabalha, seja ocupando um cargo maior ou ganhando um salário melhor. Mas para isso muitas vezes é necessário ir conversar com seu chefe para que isso se concretize.
Mas é muito importante tomar muito cuidado na hora de negociar com seu chefe, pois uma postura inadequada pode culminar em uma demissão. Por isso, hoje vamos apresentar a forma mais eficiente de negociar com seu chefe.
Ter o “timing” da negociação é imprescindível para quem quer negociar com seu chefe. Saber escolher o momento ideal para uma conversa é também ter consciência das suas chances de conseguir o que é almejado.
Antes de ir conversar com seu chefe, analise o momento em que a empresa está passando e se você está fazendo sua parte. Caso ambas as respostas sejam positivas, você está pronto para marcar uma conversa com ele.
Bons momentos para se marcar uma conversa podem ser quando a empresa tem resultados lucrativos, você não recebe uma promoção a mais de um ano e meio, quando alcançar novas metas ou até mesmo quando receber uma oferta de outra empresa.
Lembre-se de não marcar esta conversa antes das férias do seu chefe ou uma semana depois do fim das mesmas. Também não é aconselhável negociar no final do ano, próximo ao pagamento do 13º, pois a empresa estará tendo alto gastos com funcionários e fará o possível para evitar outros.
Quando for ter a conversa com seu chefe, tenha em mente o seu propósito final e argumente com ele usando os números positivos do seu trabalho. Mostrar que a sua atuação em números é importantíssima e que por tais razões você merece ou um aumento ou a promoção.
Porém mais importante do que ter bons argumentos usando os números é simplesmente manter a educação e classe durante toda a conversa, pois ao discordar do seu chefe com arrogância, você passará a ser malvisto pelo mesmo e, caso seja necessário demitir alguém, seu nome estará entre os primeiros da lista.
Assim como pode dar muito certo e você ser promovido ou ganhar um salário mais alto, também existe a possibilidade de receber uma negativa, afinal é o seu chefe quem decide tais ações.
Caso a resposta seja negativa, procure saber com ele quais as melhores maneiras para que você atinja o seu objetivo e peça novas metas para ele. Com isso, ele percebe seu empenho e em uma eventual próxima conversa, suas chances já podem aumentar gradativamente.