Como escolher o sapato feminino certo

Será que há algo melhor que comprar sapatos? Se você for uma típica mulher que ama se vestir e arrasar, com certeza a sua resposta será não. Mas a grande questão não está exatamente nas compras, mas sim no momento do uso correto deste super amigo feminino. É, relativamente fácil saber qual o sapato certo para cada ocasião, normalmente, a peça de roupa você já tem, mas qual o sapato? Então vamos falar como escolher o calçado certo para adequar qualquer que seja o seu momento, te deixando sensacionalmente irresistível, da cabeça aos pés!

Vida, Saúde e Beleza
7 meses atrás
Como escolher o sapato feminino certo

É uma famosa e recorrente, entre mulheres e saltos altos, esta relação de amor e ódio. Vamos equilibrá-la ensinando a escolher o sapato de salto ou não ideais para diferentes estilos de roupas.

Se você tem vários tipos de peças no seu armário para atender tantas exigências femininas, do tipo blazer para trabalhar, vestido para jantar fora e uma calça jeans pra ir ao cinema, relaxe que essas regras não precisam ser seguidas à risca. Já percebeu que em cada lugar que a gente vai é uma determinada produção? Então, com os sapatos é meio que a mesma cisa, apesar de que essas regrinhas não são absolutas, mas serve de diretriz para nunca chegar num casamento de sapatilhas, já pensou?

Como é um assunto comum inserido no universo da moda a dúvida normalmente é de como escolher o calçado correto em determinada ocasião. Há escolhas bem inteligentes que te fazem linda e melhor, confortável, para o trabalho, happy hour ou balada, e não cometa qualquer gafe fashion!

Sapato que exibe o peito dos pés

Calçado que é indicado para peças de roupas que chegam na altura do joelho ou um pouquinho abaixo (como o caso da saia lápis). Liberar o peito do pé é mostrar a pele para alongar a silhueta, dar aquele efeito longilínea. Se colocarmos algo fechando o peito do pé, o efeito é inverso, vai encurtar.

Salto fino x salto grosso

O tipo de salto faz toda a diferença na hora de escolher as peças do vestuário. Sapatos de salto fino deixam o look um pouco mais formal, social, permitindo que a mulher tenha mais elegancia e fique ainda mais feminina. Indicado para ser usado com saia longa, calça jeans flare ou pantalona e, também, para quem gosta de peças mais curtinhas. Quando escolher esse tipo de salto com roupas mais compridas, o ideal é que o tom seja o mesmo de sua pele para o olhar ficar uniforme. Já o salto mais grosso, é na opção de um look mais despojado, do tipo que dá pra fazer para o dia a dia, para trabalhar, no casual, dá para ir também em eventos em gramados ou areia, afinal facilitam ao se locomover.

Para trabalhar

Digamos que seja o maior desafio na hora de combinar suas roupas com o modelo de sapato, até porque cada ambiente corporativo, cada organização tem a sua regrinha básica de vestimenta, ainda que seja no bom senso. Para quem trabalha com blazer e calça social, sapatilhas normalmente tiram o brilho do look formal, vale ter em baixo da mesa para ir ao toalete, mas a sugestão é o uso do scarpin ou sandália que pode ser de salto grosso (são mais confortáveis). Se a empresa em que você trabalha já permite que os funcionários façam uso de peças jeans, vestidos leves ou até saias, tá liberado usar as queridinhas sapatilhas (como não machucam podem até influenciar no bom humor).

Para eventos diurnos

É um convite de inauguração, aniversário ou social, então relaxa. Você não precisa usar aquele seu salto mais alto. A ‘tranquilidade’ do dia deixa que escolha modelos mais baixos(tipo saltos médios ou grossos). Para acertar na composição, escolha sandálias com cores mais clarinhas, como nude e caramelo, o básico ou o clássico sempre dá certo e você terá aquele ar de classe e elegância na medida certa. A temperatura baixou, então a aposta é nas botas, over the knee, ankle boots ou cano alto, as botas são peças curingas e você ainda monta seu look descolado e cheio de atitude.

Para jantares ou baladas

Lado mais sexy e feminino em questão e não tem coisa mais sensual que um salto alto. Sabemos que atraem olhares sobre um meia pata, peep toe ou scarpin. Durante a noite dá pra abusar das cores e compor até com um sapato estampado (salto fino para restaurantes e jantares, balada um salto meia pata ou um saltinho anabela, bem moderna.

Casamentos, batizados e formaturas

Independentemente da hora do dia, são ocasiões pedem um bom salto, o que vai definir mesmo o tipo do seu salto é o período em que o evento o correrá.
Manhã – cores mais neutras
Tarde e noite – preto e colorido estão liberados. Peet toes e scarpins com strass e detalhes em dourado ou prateado podem ser boas escolhas, só vai depender das cores do seu vestido (menos é mais, não abuse).

Tipos de sapato e para ocasiões servem

  • Sapatilhas: couro e camurça combinam com trabalho. Verniz: almoços com as amigas e em família.
  • Anabela: ficam ótimas com jeans, minissaias e vestidos leves (cinema de domingo ou sexta-feira mais casual, para modelos mais finos – como os dourados, balada).
  • Scarpin/Salto agulha: trabalho formal e evento sociais(casamentos, recepções, inaugurações e formaturas – preto básico é peça curinga).
  • Sandália gladiadora: vestidos evasés ou conjunto de camisa + saia comportada (para quem tem pernas grossas, tende a acentuar medidas).
  • Tênis: podem ser vistos, atualmente, com ternos e calças sociais, calça legging e camiseta divertida (durante o calor sneakers coloridos combinam com jeans – shorts, calça ou saia no dia a dia).
  • Rasteirinha: pedrarias e cristais para eventos descontraídos em dias quentes (vestido longo esvoaçante em um brunch)
  • Tamanco: feminina e retrô combina com a pantalona curta, mas pesa no look (visual o mais clean possível para ficar bom e este look aumenta o volume corporal).
  • Salto grosso: indicado para longos dias daqueles que começam em reunião e terminam com happy hour, que dependendo do modelo e tecido, pode ser usado até em casamentos, batizados e formaturas.
  • Bota: inverno, as botas de salto baixo são para o dia a dia, over the knee podem ser usadas para sair aos finais de semana.
  • Oxford: “sapato de inverno” (fica bem com jaquetas de couro, veludo ou lã). Mas pode usar com pantalonas e camisas de seda para trabalhar com modelos mais discretos, combinando também com mini saias e camisas.
  • Alpargata e espadrille: lisos ou estampados, confortáveis, combinam com calças skinnies, bem sequinhas (para quem tem pernas mais finas, pode combinar com calças cropped com a canela visível, jardineiras ou shorts).

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?