A notícia desta semana sobre a saída de linha do Chevrolet Camaro chocou os fãs dos muscle cars americanos. No entanto, a história não é bem assim. A GM anunciou que a sexta geração do Camaro terminará na linha 2024, mas isso não significa o fim da linha, mas sim o começo da história do Camaro elétrico.
Com o anuncio do encerramento da produção da última geração do Chevrolet Camaro, o Ford Mustang agora é o último cupê de desempenho americano movido a gasolina. Aparentemente, apenas o Camaro a combustão está saindo de linha, e isso é de fato chocante.
No entanto, a GM já está trabalhando em um Chevrolet Camaro elétrico, que será 100% impulsionado por um motor movido a bateria na moderna plataforma Ultium.
Enquanto outras montadoras, como a Stellantis, a Toyota e a Volkswagen, buscam diferentes alternativas para o futuro de seus carros, a GM já decidiu que a Chevrolet será 100% elétrica a partir de 2035, inclusive no Brasil. Por isso, a montadora americana tem pressa em remodelar seus mitos.
Embora o Camaro saia de linha em janeiro de 2024, encerrando a produção na fábrica de Lansing Grand River, em Michigan, outro carro esportivo entrará em seu lugar e com o mesmo nome. Portanto, os fãs dos muscle cars americanos ainda terão muito o que esperar da Chevrolet.
Embora o Chevrolet Camaro esteja saindo de linha, a GM anunciou que haverá um sucessor, porém ele não será lançado antes de 2025 e será um esportivo elétrico, utilizando a plataforma Ultium, que é o pilar principal para a eletrificação de todas as marcas da General Motors.
Há rumores de que o Camaro poderá ser transformado em um SUV. No entanto, os entusiastas do esportivo ainda não estão preparados para lidar com essa possibilidade neste momento.
Em 2019 a Chevrolet fez um protótipo do Camaro elétrico, chamado de eCOPO, ele tinha potência do motor elétrico BorgWarner HVH 250-150, com bateria de 800 volts que equivale a 700 cavalos e 83 kgfm de torque, mais que o dobro dos modelos Volt e Bolt da Chevrolet.O motor elétrico fica localizado no mesmo lugar do propulsor a combustão do Camaro, sendo que as baterias de lítio estão na região do porta-malas e banco traseiro, distribuídas em 4 módulos de 79 kg e 200 volts cada.
*Com informações da Chevrolet, Carro.Blog.Br e CNN.