Casa nos Estados Unidos é atingida por meteorito

No dia 8 de maio, uma pedra desconhecida atingiu o telhado de uma casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos, segundo informações da polícia local. Acredita-se que o objeto metálico seja um meteorito com cerca de 15 centímetros de comprimento. O incidente ocorreu por volta do meio-dia (horário de Brasília), quando o objeto atravessou o telhado da casa e danificou o chão de um dos quartos, antes de ricochetear para o teto e abrir outro buraco.
Publicado em Mundo dia 11/05/2023 por Alan Corrêa

No dia 8 de maio, uma pedra desconhecida atingiu o telhado de uma casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos, segundo informações da polícia local. Acredita-se que o objeto metálico seja um meteorito com cerca de 15 centímetros de comprimento.

O incidente ocorreu por volta do meio-dia (horário de Brasília), quando o objeto atravessou o telhado da casa e danificou o chão de um dos quartos, antes de ricochetear para o teto e abrir outro buraco.

Posteriormente, o meteorito caiu novamente no chão, onde foi encontrado pela moradora da casa, Suzy Kop. Não houve feridos, uma vez que ninguém estava na residência no momento do ocorrido.

Inicialmente, os residentes presumiram que alguém havia lançado uma pedra na casa, mas a presença de destroços no local e a temperatura do objeto descartaram essa possibilidade. “Eu toquei nesse objeto porque achei que fosse uma pedra qualquer, mas estava quente”, relatou Kop à rede de televisão americana CBS.

"Objeto misterioso" atinge telhado e é encontrado no chão da casa
“Objeto misterioso” atinge telhado e é encontrado no chão da casa

Um meteorito é o resultado de um meteoro que conseguiu sobreviver à entrada na atmosfera terrestre, ou seja, não se desintegrou completamente devido ao atrito com o ar e atingiu a superfície do nosso planeta. O meteorito encontrado em Nova Jersey pode ser resultado da chuva de meteoros Eta Aquarídeos, que ocorre anualmente no início de maio e atingiu o pico na madrugada do último sábado (6).

A chuva de meteoros Eta Aquarídeos ocorre quando a Terra atravessa os detritos deixados pelo cometa Halley. Esses detritos queimam na atmosfera e aparecem como pontos brilhantes no céu, popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”. O cometa Halley leva cerca de 76 anos para completar sua órbita ao redor do Sol e, a cada passagem, perde entre 1 e 3 metros de material de sua superfície, de acordo com a Nasa.

Kop também informou à CBS que equipes de emergência foram ao local para verificar a condição dos membros da família e examinar a casa em busca de resíduos radioativos.

Entretanto, os meteoritos não representam nenhum risco para a saúde de quem entra em contato com eles. Essas rochas de origem extraterrestre não contêm substâncias tóxicas e não são significativamente mais radioativas do que qualquer outra rocha encontrada na Terra.

*Com informações do R7, OlharDigital e Gizmodo.