As operações de busca pelo avião bimotor que desapareceu no Paraná na segunda-feira (4) foram direcionadas para uma região montanhosa coberta pela Mata Atlântica, localizada entre os municípios de Guaratuba e Morretes, no litoral do estado.
A aeronave decolou de Umuarama, no noroeste do Paraná, e tinha como destino a cidade de Paranaguá, também no litoral do estado, de acordo com informações do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA).
O voo contava com três ocupantes, sendo o piloto e dois passageiros, conforme informações divulgadas pelo BPMOA. O Governo do Paraná confirmou que os passageiros são servidores do Poder Executivo, mas não forneceu oficialmente os nomes, cargos ou órgãos em que trabalham.
O avião desaparecido foi identificado como um Piper Arrow, modelo PA-28R-200, de acordo com a RPC, emissora local. Até o momento, o governo não divulgou detalhes sobre a propriedade da aeronave.
Não há confirmação se a aeronave caiu, segundo as autoridades responsáveis pelas operações de busca. O desaparecimento da aeronave foi registrado pelo radar por volta das 10h14min, próximo à Serra da Prata, em Guaratuba, litoral paranaense. O avião tinha previsão de chegada às 10h24min.
O Corpo de Bombeiros recebeu o alerta sobre o desaparecimento da aeronave por volta das 14h. Desde então, duas equipes de busca terrestre foram mobilizadas, uma em Guaratuba e outra em Morretes, para realizar o reconhecimento da área.
As buscas contaram com o apoio do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), utilizando helicópteros do BPMOA e da Casa Militar. No entanto, até o momento, nenhum sinal do avião foi encontrado.
Além disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma aeronave de Campo Grande (MS) para auxiliar nas buscas. O trabalho de busca aérea está sendo coordenado pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) da FAB.
Durante as operações, o BPMOA utilizou uma câmera com infravermelho para tentar detectar sinais de calor na mata densa da região. As buscas continuam em andamento, com as equipes empenhadas na localização da aeronave desaparecida e seus ocupantes.
*Com informações do G1.