Disputar corridas é o sonho de muitos entusiastas do mundo automobilístico mundo afora. Poder ter a sensação de pilotar um veículo em alta velocidade, competir e de quebra ainda participar das competições mais prestigiadas do mundo é uma exclusividade para poucos.
E nos últimos anos quem vem ganhando notoriedade nesse meio é uma figura já conhecida: O ator Michael Fassbender, mais conhecido por fazer o papel de Magneto no filme dos X-Men. Michael continua na sua caminhada para disputar as 24 Horas de Le Mans, mas para isso tem uma para importantíssima em sua frente.
Se engana quem pensa que o ator germano-irlandês indicado duas vezes ao Oscar por atuações em 12 Anos de Escravidão e por interpretar Steve Jobs em seu filme chegou ao patamar que está no mundo das corridas apenas pelo seu nome.
Antes um entusiasta da marca querendo entrar no mundo das corridas, Fassbender participou inicialmente de um programa da Porsche chamado Porsche Driving Experience, indicado para entusiastas de corridas com sessões de treinos em um 911 GT3 CUP com cerca de 485 cv de potência.
Após o primeiro contato, o ator avançou para o programa Porsche Racing Experience, onde pode desenvolver mais suas habilidades e, logo após, correr em corridas da Porsche Sports Cup.
Michael nunca escondeu que seu principal objetivo é disputar a tradicional 24 Horas de Le Mans, mas para isso é necessário passar por outras etapas. No ano passado o ator concluiu o nível 2 do programa de treinamento da Porsche, fazendo com que ele competisse uma temporada inteira da Porsche Sports Cup Deutschland a bordo de um 911 GT3 Cup.
E para conseguir dar o próximo passo, Fassbender ingressou na competição chamada de European Le Mans Series, uma espécie de competição preparatória para a grande corrida.
Competindo pela equipe Proton Competition a bordo de um 911 RSR de número 93, o ator ainda dividirá o volante com o piloto da fábrica da Porsche, o austríaco Richard Lietz, e o alemão Felipe Fernández Laser.
A temporada de 2020 do European Le Mans começa no dia 15 de julho, com um teste em Le Castellet (França), sendo a corrida no dia 19. Em seguida virão Spa-Francorchamps (9 de agosto, na Bélgica), Barcelona (29 de agosto, na Espanha), Monza (11 de outubro, na Itália) e Portimão, (1º de novembro, em Portugal). As provas possuem quatro horas de duração e a categoria de Fassbender é a classe LM GTE, a categoria GT do campeonato de longa distância.
Caso você queira acompanhar mais de perto essa saga do ator, o canal da Porsche no Youtube irá disponibilizar diversos vídeos da trajetória de Michael ao decorrer de sua caminhada até alcançar a disputa das 24 Horas de Le Mans, com o título da série sendo Michael Fassbender: Road to Le Mans (Caminho até Le Mans).