Com previsão imediata de tempestade, o aplicativo SOS Chuva nos permite: visualizar, em tempo real, onde estão ocorrendo chuvas, cobrindo as regiões dos estados AL, BA, DF, MG, MS, PE, RJ, RN, RS, SC, SP; visualizar imagem de satélite que cobre toda a América Latina; verificar a intensidade da chuva e acompanhar a evolução de sistemas convectivos.
O aplicativo SOS Chuva é um projeto coordenado pelo INPE, com apoio da UNICAMP CEPAGRI, USP ESALQ e USP AG, financiado pela FAPESP. O intuito do projeto é reduzir a vulnerabilidade da população em um evento de tempestade severa, através de informações exibidas pelo app.
Tudo o que está sendo mostrado no app não é uma previsão e sim o que está ocorrendo atualmente em tempo real. O radar de dupla polarização operando em Campinas com duas estações chuvosas revela onde está ocorrendo a chuva e a intensidade. O radar captura os eventos intensos de precipitação, que serve como base para o estudo dos processos físicos no interior das nuvens, visando aprimorar a previsibilidade em curto prazo, a detecção de severidade e a estimativa de precipitação com radar e satélite em alta resolução temporal e espacial.
O projeto SOS Chuva tende tirar proveito do radar de dupla polarização para desenvolver pesquisa em previsão imediata de tempestades com base nas propriedades físicas das nuvens no projeto temático CHUVA.
Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o projeto irá instalar detectores de granizo para criar uma base de dados que forneça informações não somente sobre a ocorrência de granizo, mas também do seu tamanho. Além das diversas componentes de estudo, sejam elas ligadas a eletrificação, propagação, crescimento do volume de alguns hidrometeoros, como as taxas de crescimento do topo e dos processos microfísicos, este estudo visa desenvolver o SIGMASOS.
E com isso, para facilitar o acesso às informações, o CPTEC/INPE desenvolveu o aplicativo SOS Chuva, que está disponível na Google Play (Android) e na Apple Store (iOS).
No aplicativo SOS Chuva é concedido imagens produzidas por diversos radares meteorológicos do Brasil, incluindo o radar de dupla polarização. Podendo acompanhar a evolução de eventos meteorológicos através do recurso de animação, vindo dos produtos de satélite e radar. Estão disponíveis os radares São Roque, Pico do Couto, Bauru, Presidente Prudente e Banda X (Campinas).
As imagens do satélite meteorológico GOES colabora para os canais Infravermelho com realce no topo das nuvens e a composição entre os canais infravermelho e visível. Pelo aplicativo também dá para acompanhar a ocorrência de raios (descargas elétricas) que aconteceram há 5, 10 e 15 minutos, na região de Campinas e parte do estado de São Paulo. Além do acesso para as informações de previsão de chuva para os próximos 20 minutos. Estas informações estão disponíveis para regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Além disso, tudo é monitorado em tempo quase real, contribuindo para orientar tomadas de decisão pela população em geral.
Primeiramente é recomendado que o dados de localização do aparelho celular esteja ligado, pois apertando no botão de localização atual no aplicativo, disponível no canto superior direito da tela inicial, é possível ver as informações exatamente do local que você está. O aplicativo SOS Chuva está disponível gratuitamente nas lojas online PlayStore (Android) e Apple Store (iOS).
O menu principal pode ser acessado no canto superior esquerdo da tela inicial, nele constam diversos itens que podem ser selecionados.
No item “Chuva Tempo Real” contém as informações fornecidas pelo radar metodológico, para fazer a leitura desses dados basta observar a barra de indicação apertando no primeiro ícone na parte inferior da tela apresentada. Essa barra nos informa o que quer dizer cada cor na imagem, onde não tem cores não está chovendo e quando observado as cores verde, amarelo e vermelho indica que está acontecendo a chuva.
Ao observar a barra de indicação da intensidade da chuva é visível que a cor azul comunica uma intensidade mais fraca, o verde e o amarelo é moderado e o vermelho indica uma chuva intensa, podendo estar associado até com chuva de granizo. Também nesta mesma barra é possível visualizar o horário.
As informações em tempo real podem ser observadas de quatro regiões diferentes, são elas: Bauru/Presidente Prudente, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O aplicativo nos permite escolher qual deixar ativa.
Para ver a animação da direção que a chuva está indo, basta apertar no ícone “Play” na parte inferior da tela (segundo botão). Ao lado, o terceiro botão mostra os raios que aconteceram naquela região.
Voltando para a barra do menu, no item “Prev. Chuva 20 min” é exibido a previsão em curto prazo, ou seja, o deslocamento da chuva, que funciona do mesmo modo de visualização e leitura do “Chuva Tempo Real”, porém nele a medida da chuva é pelo radar.
Na aba “Imagens de Satélite” há dois tipos de visualização, a IR (infra-vermelho) mostra as nuvens em toda o país, as cores apresentadas na barra inferior indica as temperaturas do topo das nuvens, quanto mais claro a cor for, mais frio e alta está, expressando uma nuvem com tendência mais intensa, representado pelo cores brancas, amarelo ou vermelho.
No outro modo de visualização, “IR -Visível” é a combinação de dois canais de satélite, onde as manchas brancas indica nebulosidade de modo geral. Neste, a barra de cores tem as mesma indicações quanto ao topo das nuvens.
*Com informações do INPE e Ministério da Ciência.