Nesta terça-feira (29), a Maxmilhas divulgou sua decisão de oferecer parcelamento para o pagamento de vendas de milhas em sua plataforma. No começo deste ano, a empresa realizou uma fusão com a 123 Milhas, a qual, em 18 de agosto, interrompeu os pacotes e bilhetes aéreos da categoria “Promo” que já haviam sido adquiridos para viagens entre setembro e dezembro de 2023.
Apesar de compartilharem alguns investidores, a Maxmilhas e a 123 Milhas operam de maneira independente. Nas mídias sociais, clientes da Maxmilhas estão disseminando o comunicado divulgado hoje, informando que os pagamentos serão divididos em três parcelas. A empresa explicou aos consumidores: “O montante proveniente da venda de suas milhas será reestruturado em 3 parcelas, da seguinte forma, a partir da data de vencimento original: 30 dias, 60 dias e 90 dias”.
A Maxmilhas comunicou que efetuou essa alteração em resposta a “decisões individuais tomadas pela 123 Milhas” (leia o comunicado completo ao final da matéria). Por outro lado, a Hotmilhas, também parte do grupo 123 Milhas e atualmente com suas operações suspensas, ainda não forneceu informações sobre como será realizado o processo de pagamento. Alguns clientes que possuem milhas relatam que não receberam seus pagamentos desde a semana passada.
No início deste ano, a 123 Milhas e a Maxmilhas anunciaram um acordo de fusão. A Maxmilhas, fundada em 2012 por Max Oliveira, possui atualmente administradores exclusivos no quadro societário da 123 Milhas: Ramiro Julio Soares Madureira, como presidente, e Augusto Julio Soares Madureira, como diretor. Apesar da fusão, as atividades das duas empresas continuaram independentes.
A Maxmilhas se manifestou a respeito da situação: “Apesar de termos alguns sócios em comum, fomos surpreendidos pelas decisões individuais tomadas recentemente pela 123 Milhas, assim como todo o mercado. Mesmo mantendo operações independentes, essas decisões estão impactando nosso negócio e também o setor, causando uma carência de acesso a capital de giro no mercado. Diante dessa conjuntura, dialogamos com nossos parceiros, fornecedores e detentores de milhas para renegociar alguns pagamentos, com o intuito de restaurar a estabilidade operacional da empresa. Já enfrentamos desafios semelhantes no passado e estamos empenhados em encontrar as melhores soluções para superá-los mais uma vez, mantendo nosso compromisso primordial de possibilitar que as pessoas viajem mais”.