A mídia é um poderoso instrumento de comunicação em massa, ela pode favorecer uns e outros não dependendo de alguns pontos de vista, você tem essa consciência?
Como as notícias influenciam a maneira que vemos o mundo? Acontece que, a mídia tem mostrado cada vez menos notícias do mundo, e quando mostra, várias outros repórteres cobrem a mesma matéria, isso parece estranhamente anormal.
Alisa Miller, chefe da Rádio Pública Internacional no Estados Unidos, disse em uma palestra TED em março de 2008, que: “Uma das razões é que as redes de notícias reduziram pela metade seus correspondentes internacionais.”
“Então por que nós não ouvimos mais sobre o mundo? Uma razão é que as redes de notícias reduziram pela metade seus correspondentes internacionais. Com exceção dos mini-departamentos da ABC, formados por uma pessoa em Nairobi, Nova Délhi e Mumbai, não existe correspondentes jornalísticos em toda a África, Índia ou América do Sul – lugares em que moram mais de dois bilhões de pessoas”, conta Alisa.
Os EUA correspondem a 79% do total da cobertura de notícias. Enquanto, a Rússia, China e Índia, juntas, por exemplo, alcança apenas 1%. Praticamente não existe correspondentes jornalísticos em toda a África, Índia ou América do Sul. O fato é que cobrir matéria local é bem mais barato.
“E essa falta de cobertura global é ainda mais preocupante quando vemos onde as pessoas procuram por notícias. Grande preocupação ocorre com os noticiários de TV local, que têm grande audiência e, infelizmente, só dedicam 12% de cobertura para notícias internacionais.” Completa Alisa Miller.
O mesmo acontece pela internet, os sites mais populares não colocam coisas que faça com que exista uma conexão com elas. Um estudo do conteúdo eletrônico comprova isso. Além do mais, muitas das notícias sobre o mundo geradas nos EUA, por exemplo, são histórias recicladas de outros noticiários.
Entre tudo isso, há quem diga que muitas pessoas são desinformadas e desinteressadas, só que não é bem isso. Nos últimos anos, as pessoas que dizem que acompanham de perto as notícias internacionais cresceu para mais de 50%.
Então, se juntar tudo isso, pode-se explicar porque as pessoas de hoje em dia, sabem bem menos sobre o mundo, que as pessoas antepassadas sabiam há 20 anos.