A Peugeot agora anuncia o novo modelo do momento, o famoso 308 SW, que garante vir com uma silhueta única e alongada, design deslumbrante e sofisticado, e além disso, atendendo todas as expectativas do station wagon.
Os modelos da station wagon já são fabricados desde muito tempo, tendo a sua primeira produção em 1949. Ao longo desses 70 anos, a marca ainda continua investindo na sua ideia inicial, sem fugir do seu proposito e da sua característica, que é manter um volume de carga nesses veículos e uma silhueta alongada.
Com grandes trabalhos e inovações a marca está sempre inovando seus modelos, mas sem fugir do seu conceito. E foi assim que se fez pelo menos 70 anos de história, vamos conhecer um pouco mais.
Antigamente, as station wagons eram conhecidas como as famosas “peruas”, cujo objetivo era levar a família para viagens e passeio com bagagem e tudo. Porém, com o tempo esse conceito foi sendo melhorado e modernizado.
Atualmente as SW, ainda são conhecidas como “perua”, mas com conceitos ainda mais modernizados, sendo apresentadas como versões modificadas e mais trabalhadas comparadas a de outros modelos, como Hatchback e os Sedans.
Elas apresentam uma estrutura bem características, de uma silhueta própria com um alongamento avantajado, e com dois volumes, tendo o chassi acoplado ao veículo.
Bom, você já sabe que a primeira SW da Peugeot foi em 1949, onde o modelo que foi apresentado era o 203. Com algumas dúvidas de como o ia se sobressair a reputação do novo modelo para com o público, duas versões então também foram feitas, a 403, trazendo um veículo mais básico e outro voltado para a família.
Na mosca! As versões fizeram sucesso com o público, instigando ainda mais a marca a investir ainda mais nas próximas versões da Station Wagon. Foi aí que eles decidiram lançar versões parecidas com as anteriores e continuar mantendo um aspecto mais comercial e outro mais familiar.
Várias versões foram criadas e trabalhadas ao longo desses anos, portanto, com certeza algum de vocês já deve ter tido alguma experiência com um desses modelos das peruas do Peugeot. E além do mais, não para por aí, pois agora a nova versão SW está pronta para continuar a história.
A boa aceitação dos modelos por parte dos consumidores incita a PEUGEOT a desenvolver sua oferta. Em 1956, a marca do leão lança o PEUGEOT 403 station wagon, igualmente proposto nas versões Familiar e Comercial. Ele será substituído em 1962 pelo PEUGEOT 404 Station Wagon. Já o PEUGEOT 203 Station Wagon só terá um sucessor em 1965, com a chegada do PEUGEOT 204.
A partir daí, a história segue seu curso e novos capítulos são escritos com o passar do tempo: Os modelos PEUGEOT 304 e 504 Station Wagon nos anos 70, PEUGEOT 305, 505 e 405 Station Wagon nos anos 80, PEUGEOT 306 e 406 SW nos anos 90. No começo dos anos 2000, a PEUGEOT lança dois modelos originais que promovem uma evolução no segmento: o PEUGEOT 206 SW com dimensões particularmente reduzidas para um station wagon, e o PEUGEOT 307SW que se apropria de algumas boas ideias vistas nos monovolumes.
A lista não para de crescer, com as versões SW do primeiro PEUGEOT 308 e do PEUGEOT 407, bem como dos PEUGEOT 508 de primeira e segunda geração. Com tantos modelos, podemos dizer sem exageros que quase todo o mundo tem na memória algum vestígio de um PEUGEOT Station Wagon.
O novo modelo 308 SW, vem com muitas novidades e diferenciais por aí, ele já estará disponível a partir de 2022, e no seu lançamento será disponibilizados equipamentos e motorizações, como dois tipos híbridas que são recarregáveis em dois modos, de 180 e 225 cv.
Além de apresentar um design externo sofisticado e modernizado, cheio de detalhes deslumbrantes, o seu interno também conta com diferenciais, sendo mais espaçoso e possuindo bancos que estão interligados com o porta-malas, que quando ficam rebatidos, proporcionam um espaço ainda maior.
A distância entre os eixos, agora está um pouco maior comparado às versões anteriores, apresentando uma diferença de 55 mm, e isso otimiza o espaço do veículo, o seu centro e a sua silhueta que é mais alongada nessa versão.
A sua conectividade também foi melhorada, apresentando uma tela a bordo de 10 polegadas, além de um cluster digital no formato em 3D com o mesmo tamanho. Alguns botões para comando, foram substituídos pela tecnologia de i-toggles, tornando a configuração mais prática e modernizada.