Por Fusne.com

17/05/2023

Fibromialgia é mais comum em mulheres acima de 30 anos

fusne.com

A fibromialgia é mais comum em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos de idade. É uma síndrome caracterizada por dores que começam em uma parte específica do corpo e depois se espalham.

Embora não tenha cura, é possível aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio do tratamento adequado.

A principal característica da fibromialgia é a presença de dor muscular generalizada e crônica, que dura mais de três meses, mas não apresenta inflamação nos locais de dor.

Outros sinais típicos da doença incluem sono não reparador (que não restaura a pessoa) e cansaço.

Muitos pacientes também experimentam distúrbios do humor, como ansiedade e depressão, e queixam-se de alterações na concentração e na memória.

As causas da fibromialgia ainda não estão totalmente esclarecidas, mas a principal hipótese é que os pacientes apresentam uma alteração na percepção da sensação de dor.

Isso é respaldado por estudos que analisam o funcionamento do cérebro desses indivíduos, bem como pela ocorrência de sensibilidade em outras partes do corpo, como no intestino ou na bexiga.

Tratamento da fibromialgia envolve analgésicos, antidepressivos, terapias complementares, exercícios físicos e acompanhamento psicológico. Melhora da qualidade de vida e alívio dos sintomas.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.