Por Fusne.com

15/02/2023

Brasil é referência na exportação de carne de frango

O Brasil tem sido o líder na exportação mundial de carne de frango desde 2004, detendo atualmente 35% desse mercado.

Somente no ano passado, o país produziu 14,3 milhões de toneladas de carne de frango, das quais 32% foram exportadas para mais de 150 nações, gerando uma receita de US$ 7,6 bilhões.

De janeiro a julho deste ano, o país já exportou mais de 2,8 milhões de toneladas de carne de frango, gerando uma receita de US$ 5,6 bilhões, um aumento de 33,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a ApexBrasil, a alta demanda pelo produto brasileiro no mercado global pode ser atribuída aos cuidados sanitários e sustentáveis empregados pelos produtores, que se dedicam a entregar produtos de qualidade.

O programa Setorial Brazilian Chicken, em parceria com a ABPA, apoia 64 empresas, 45 delas focadas apenas na avicultura, para promover produtos de aves e suínos no exterior, por meio de mais de 80 ações que vão desde levar os produtores para exporem em feiras internacionais até ativações com embaixadores.

Os principais destinos de exportação da carne de frango são a China e os Emirados Árabes Unidos. No caso dos países árabes, a produção segue parâmetros de qualidade da cultura islâmica, que exige a chamada certificação Halal, obtida por auditoria do processo de abate inspecionado por câmaras árabes no Brasil.

Cerca de 70% das exportações são cortes, como peito, coxas e sobrecoxas, e até pés e asas, vendidos para a China a preço superior ao de partes mais nobres, como o peito.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.