Veja como consultar restituição do imposto de renda pelo App da Receita

Através do app "Pessoa Física" disponível para os principais smartphones do mercado você encontra a opção "Consulta Restituição" onde é possível acompanhar informações sobre a Restituição IRPF.
Publicado em Tecnologia dia 8/08/2019 por Alan Corrêa

Agora você já pode conferir a sua restituição do imposto de renda, o aplicativo da Receita Federal conta com esta ferramenta diretamente pelo celular.

Através do app “Pessoa Física” disponível para os principais smartphones do mercado você encontra a opção “Consulta Restituição” onde é possível acompanhar informações sobre a Restituição IRPF.

App para acompanhar a Restituição do IRPF

Com a opção “consulta Restituição IRPF” você pode consultar o resultado da restituição IRPF desde 1999, caso a restituição esteja “em fila de espera”, poderá ser assinalado o interesse em receber alertas (deve clicar na estrela amarela). Os alertas serão enviados quando a restituição do contribuinte for encaminhada para pagamento bancário.

O download do aplicativo é gratuito para Android na Google Play. Os usuários de iPhone precisam baixar na App Store, a loja da Apple.

Receita abre consulta ao lote de restituição do IR

Os contribuintes poderão consultar se estão neste lote de restituição de Imposto de Renda (IR).

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, usar o App Pessoa Física da Receita ou ligar para o Receitafone, 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistência de dados identificada pelo processamento.

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, o que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF – Cadastro de Pessoa Física.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, utilizando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento (telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer instituição.

Liberação dos lotes

*Com informações da Agência Brasil e Receita Federal do Brasil.