Nesta quarta-feira (21), três embarcações chegaram para reforçar os esforços de busca pelo submarino Titan, que está desaparecido. A informação foi divulgada pelo Primeiro Distrito da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG, em inglês) por meio do Twitter.
Uma das embarcações, chamada John Cabot, possui “capacidades de sonar de varredura lateral” e se une aos navios Skandi Vinland e Atlantic Merlin na busca, conforme afirmou o USCG. O sonar de varredura lateral é um sistema utilizado para detectar e obter imagens de objetos no fundo do mar, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês).
A NOAA explicou que os múltiplos sensores físicos do sonar, conhecidos como matriz de transdutores, enviam e recebem pulsos acústicos que auxiliam no mapeamento do fundo do mar e na detecção de outros objetos. Enquanto o navio se desloca, o conjunto de transdutores emite sinais em ambos os lados, realizando varreduras laterais em velocidades constantes e em linhas retas, permitindo o mapeamento do fundo do oceano durante a viagem.
No entanto, o sonar de varredura lateral não é capaz de medir a profundidade, sendo frequentemente utilizado em coordenação com outras ferramentas para realizar uma busca mais abrangente do fundo do oceano, explicou a NOAA.
O desaparecimento do submarino Titan tem recebido grande atenção da mídia e do público.