Preparem-se, fãs do futebol! O Ministério da Gestão e Inovação está prestes a publicar uma portaria que vai deixar os servidores públicos federais de cabelo em pé. Nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol durante a Copa do Mundo na Austrália e Nova Zelândia, esses servidores terão um motivo a mais para vibrar e torcer, pois poderão se ausentar do trabalho. É isso mesmo! O Ministério decidiu adotar o ponto facultativo, seguindo uma tradição já existente durante a Copa do Mundo masculina.
A portaria estabelece que, nos dias em que os jogos começarem até 7h30, o expediente terá início às 11h. Já nos dias em que os jogos começarem às 8h, o expediente começará ao meio-dia. E tem mais uma boa notícia: as horas não trabalhadas deverão ser compensadas até o dia 29 de dezembro. Agora, é só marcar essas datas na agenda e garantir que ninguém vai perder nenhum lance emocionante!
Essa decisão foi tomada a partir de um pedido feito pela ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um momento de descontração no treino da Seleção no Estádio Nacional Mané Garricha, em Brasília, há aproximadamente duas semanas. A expectativa é que a portaria seja publicada no Diário Oficial da União na próxima terça-feira, dia 18. A informação foi confirmada pelo Ministério do Esporte à Agência Brasil.
E já que estamos falando de jogos, vamos conferir o calendário da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo? No dia 24 de julho, uma segunda-feira, às 8 horas (horário de Brasília), o Brasil fará sua estreia contra o Panamá no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. No sábado, dia 29 de julho, às 7 horas, a equipe enfrentará a França no Sidney Football Stadium, em Sidney. E na última rodada da primeira fase, no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 7 horas, será a vez de encarar a Jamaica no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne.
Além de apoiar as jogadoras brasileiras nessa competição emocionante, a ministra Ana Moser também terá uma missão importante durante sua viagem à Oceania. Ela irá articular uma série de reuniões para apresentar a candidatura brasileira para sediar o próximo Mundial feminino, que acontecerá em 2027. A decisão final será tomada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) no próximo ano. Quem sabe teremos a chance de sediar esse grande evento e mostrar ao mundo todo a paixão do Brasil pelo futebol feminino?
Preparem-se para torcer e vibrar com a Seleção Brasileira Feminina durante a Copa do Mundo. Será um mês inteiro de emoções, jogadas incríveis e muita torcida. E você, está pronto para apoiar nossas meninas nessa jornada rumo ao sucesso?