Incluir as siglas EAR na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dá o direito de exercer atividade remunerada com veículo. Sendo, uma exigência do Código Nacional de Trânsito.
Para dirigir profissionalmente em programas remunerados como Uber e 99, você precisa que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tenha a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR).
Os passos para adicionar EAR em sua CNH são bastante simples, com a sua habilitação em mãos você deve se encaminhar ao órgão responsável no seu estado, como é o caso do Detan-SP, Detan-MG e Detan-RJ.
O primeiro passo é entrar em contato com o Detran, nele é possível verificar como adicionar a observação “Exerce Atividade Remunerada” em sua CNH.
Feito o agendamento e pago os valores das taxas dos servições que variam de acordo com cada local onde você pretende atuar.
Feito os exames e pago os valores, você terá que aguardar alguns dias e terá sua nova CNH com a indicação de “Exerce Atividade Remunerada”.
Em São Paulo o motorista pode fazer a solicitação através do Detran ou Poupatempo.
O processo é semelhante aos outros estados, após fazer o pedido será necessário fazer os exames e pagar as taxas, feito isso basta aguardar o fim do processo e com isso sua CNH e poderá seguir seu cadastro com a Uber.
É considerado atividade remunerada aquele motorista que, em troca de seu serviço, recebe pagamento em dinheiro, independentemente de ser profissional contratado ou autônomo. Além disso, a informação não se limita ao transporte de pessoas, vale também para motoristas de caminhão e transportes de carga. Tanto como motofrete, motorista de ambulância, lotação ou escolar, nesses casos ainda é obrigatório realizar um curso específico de treinamento além da EAR.
Ou seja, não importa se você vai ser motorista da Uber, 99 ou Cabify, quem exerce atividade remunerada com o veículo deve ter em sua habilitação a observação “Exerce Atividade Remunerada”, ou “EAR”. Se você vai começar a trabalhar com sua própria moto, carro ou veículo comercial terá que pedir a inclusão na CNH. Isso independente de categoria (A, B, C, D ou E), incluindo também quem tem apenas a Permissão Para Dirigir (PPD).
Esta exigência está contida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a lei que regulamenta o trânsito no país.
É importante saber que não é necessário possuir veículo com placa vermelha para exercer atividade remunerada, pois a EAR diz respeito à possibilidade de o motorista trabalhar dirigindo, mas não limita o tipo de automóvel.
Por outro lado, tal requisição não é necessária para representantes comerciais ou instrutores de trânsito, pois, apesar de estes profissionais exercerem atividade remunerada utilizando o veículo, não transporta passageiros ou cargas como parte de sua profissão.
Para pedir a inclusão da observação Exerce Atividade Remunerada na CNH será preciso realizar um exame de aptidão física e mental, além de um exame psicotécnico que deverá ser feito em clínica médica credenciada pelo Detran de seu estado. A documentação necessária é:
O valor exato vai variar de estado para estado e depende também do quanto é cobrado na clínica credenciada pelo exame psicotécnico, para isso consulte o site do Detran referente a sua cidade. No Estado de São Paulo, é cobrado:
Para adquirir uma CNH com a identificação de EAR é preciso primeiramente agendar e comparecer na unidade específica. E então ser encaminhado para realizar a avaliação psicotécnica, exigência para aprovar ou não o EAR.
Em geral, o agendamento pode ser feito via internet no site do DETRAN ou do Poupatempo e também pelo aplicativo “SP Serviços”.
Depois é só comparecer ao local e horário agendados levando o protocolo de agendamento, com os seguintes documento:
Com isso será realizado um cadastro, e é neste momento que deverá ser pago as taxas.
Em seguida, o motorista será encaminhado ao estabelecimento credenciado para realizar os exames. Caso aprovado, retorne ao Poupatempo com o resultado e por fim, aguarde a emissão de sua nova CNH.
Isto pode levar alguns dias para ser feito, solicitando à você que volte na data estabelecida para retirar o documento já com a EAR.
Deixar de regularizar a CNH com a informação de que exerce atividade remunerada é infração de trânsito. Podendo ocorrer uma aplicação da penalidade, entre:
Se caso for flagrado trabalhando com o transporte de pessoas ou cargas sem o EAR, será autuado com penalidade de multa de R$ 88,38 e 3 pontos na CNH.
Aproveitando o engajamento neste assunto, é bom saber que todo condutor tem o direito de recorrer de uma multa de trânsito, com três chances diferentes de sucesso. Se sua infração foi leve ou média sem reincidência, ainda é possível tentar convertê-la em advertência. Procure o DETRAN de sua cidade.