A restituição do Imposto de Renda referente ao ano de 2023 poderá ser recebida por meio de depósito bancário ou Pix. Optar pelo Pix como forma de recebimento pode garantir prioridade no recebimento da restituição.
A Receita Federal aceita apenas o CPF como chave Pix para recebimento da restituição do Imposto de Renda. Essa escolha tem um motivo simples: ao iniciar a declaração, o programa solicita o CPF do contribuinte como primeira informação. Sendo assim, não há possibilidade de digitar o número incorretamente ao escolher o CPF como chave Pix, o que garante maior segurança e eficiência no processo.
Ao iniciar ou abrir a declaração do Imposto de Renda, é possível informar a chave Pix na tela “Início”, no quadro “Imposto a Pagar”, no campo “Informações bancárias”. É importante destacar que a opção pela chave Pix só será exibida para contribuintes que já possuem uma chave cadastrada com o CPF, podendo assim selecioná-la para receber a restituição do imposto.
Caso prefira, é possível informar a chave Pix ao final do processo de entrega da declaração do Imposto de Renda, antes de clicar em “Enviar”. O último passo consiste em inserir ou confirmar os dados bancários, momento em que o contribuinte pode escolher a opção do Pix para receber a restituição.
Para criar uma chave Pix com o CPF, siga os passos abaixo:
Com a chave Pix cadastrada, o contribuinte poderá utilizá-la para receber a restituição do Imposto de Renda de forma mais rápida e segura.
*Com informações do UOL, GovBr e RemessaOnline.