Empreendedorismo é uma prática que sempre existiu, mas somente nos últimos anos que de fato ganhou um significado, tanto literal, como gramaticalmente falando.
Para ter ideia, a palavra empreendedorismo só foi adicionada ao dicionário após os anos 2000. Mesmo assim, empreendedores e empreendedoras sempre existiram, praticando a arte do empreendedorismo desde sempre.
É importante entender que empreender possui um significado profundo, significa estar atrás de uma revolução todos os dias, inovar e buscar solução para o problema de outros, outras empresas ou até mesmo de toda a sociedade.
Outra coisa importante é entender o perfil por trás de quem tem espírito empreendedor. Alguns aplicam esse espírito em casa, por exemplo quando decidem fazer uma reforma que irá melhor aproveitar o espaço. Na empresa onde trabalham quando um projeto precisa ser desenvolvido.
Com isso, fica claro que existe um perfil para quem é empreendedor. Para empreender é necessário ter:
Uma pesquisa recente feita aponta que, no Brasil, 76% das pessoas sonham em ter o próprio negócio, a segunda taxa mais alta do mundo, atrás apenas da Turquia com 82%. Mas quando o assunto é colocar a ideia em prática o brasileiro perde muito seu potencial, com apenas 19% dizendo que pretendem empreender nos próximos anos.
Algo que muitas vezes atrapalha o empreendedorismo é o fato de muitos acharem que abrir uma empresa no Brasil é um processo muito demorado. Realmente em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, há uma demora considerável para conseguir o registro completo, podendo chegar a cem dias. Mas existem outras cidades onde o processo pode ser feito em menos de uma semana, como é o caso de Brasília, Belo Horizonte e São José dos Campos.
Ainda há quem diga que não há dinheiro suficiente para investimento disponível em nosso país, o que não é uma afirmação completamente falsa. Na verdade, o Brasil é o 30° no ranking do Fórum Econômico Mundial quando o assunto é capital disponível de investimento. Porém, quando o assunto é acesso a esse dinheiro o Brasil está bem abaixo, ficando em 64° no mesmo ranking.
Outra coisa importante de se falar é sobre o pagamento de impostos. Algo que com certeza a maioria detesta fazer pela complexidade burocrática e pelo tempo gasto para manter tudo dentro da regularidade.
Uma coisa é fato: poucas empresas brasileiras crescem de verdade. O Brasil possui 4,4 milhões de empresas. Mas dessas, apenas 1,3% crescem mais de 20% ao ano. E não pense que essas empresas possuem pouco impacto na economia. Desde 2014, essas empresas foram responsáveis por gerar 46,7% de novos empregos.
O empreendedorismo no Brasil pode não parecer fácil, mas não desista! Se esse for o seu sonho faça de tudo para ganhar relevância e causar um grande impacto, seja na sua comunidade local ou em âmbito nacional ou até mesmo multinacional.
Busque se manter atualizado com as melhores dicas de profissionais e pessoas conhecidas à sua volta para fortalecer e aprimorar sua ideia de negócio, e assim, empreenda!