buscar
Ciência

Homem volta para a Lua até 2022 e nova cápsula está pronta

É incrivelmente triste saber quem apesar do homem já ter ido até a Lua diversas vezes, muita gente ainda duvida deste fato, assim como também chegam a acreditar que a Terra é plana, mas tudo bem, vem uma nova prova aí até 2022 com a cápsula Orion.
Publicado em Ciência dia 23/07/2019 por Alan Corrêa

É incrivelmente triste saber quem apesar do homem já ter ido até a Lua diversas vezes, muita gente ainda duvida deste fato, assim como também chegam a acreditar que a Terra é plana, mas tudo bem, vem uma nova prova aí até 2022 com a cápsula Orion.

A espaçonave Orion é como nenhuma outra em seu design e capacidade.

Cápsula Orion

“Orion é uma nova classe, projetada exclusivamente para voos espaciais de longa duração, que devolverão os astronautas à Lua e, eventualmente, levarão os primeiros humanos a Marte e os trarão de volta em segurança”, disse a vice-presidente e gerente geral de Espaço Civil Comercial da Lockheed Martin, empresa responsável pela construção da cápsula, Lisa Callahan.

Desde que o o módulo chegou à Flórida, técnicos e engenheiros da Lockheed Martin, da Nasa e de empresas de apoio montaram meticulosamente a cápsula até o estado final. O trabalho incluiu a instalação de computadores aviônicos, sistemas de propulsão e seus 12 motores, 11 pára-quedas, seu grande protetor térmico de 16 pés de diâmetro, cobertura e vários outros sistemas e componentes.

“Durante a montagem, a equipe testou e validou os vários sistemas de uma centena de maneiras diferentes para garantir que operariam conforme projetado na aspereza do espaço profundo”, disse Mike Hawes, gerente do programa Orion da Lockheed Martin.

O módulo da tripulação e o módulo de serviço foram colocados juntos no início da semana na célula de montagem Final e Teste de Sistema (FAST – Final Assembly and System Testing), onde agora estão totalmente integrados, incluindo a conexão dos parafusos de retenção física e as linhas umbilicais entre os dois módulos. A célula FAST também é onde a espaçonave Apollo foi integrada.

A montagem combinada será então energizada e passará por uma série de testes de sistemas integrados. Em setembro, a montagem combinada será enviada para a Plum Brook Station da NASA, em Ohio, onde passará por testes ambientais em uma grande câmara de vácuo térmico, além de testes de interferência eletromagnética e compatibilidade.

Uma vez que Orion retorne a Kennedy no final do ano, a espaçonave passará pelos preparativos finais antes que a Lockheed Martin a entregue aos sistemas terrestres para o processamento de lançamento.

*Com informações da NASA e Lockheed Martin.