Google está testando inteligência artificial nas buscas; veja como ter acesso

Hoje, o Google está iniciando a abertura do acesso aos Search Labs, um novo programa para acessar experimentos iniciais. Aqueles que já se inscreveram na lista de espera em labs.google.com/search receberão notificações por e-mail assim que puderem começar a testar os experimentos do Labs, como SGE (Search Generative Experience).
Publicado em Tecnologia dia 26/05/2023 por Alan Corrêa

Hoje, o Google está iniciando a abertura do acesso aos Search Labs, um novo programa para acessar experimentos iniciais. Aqueles que já se inscreveram na lista de espera em labs.google.com/search receberão notificações por e-mail assim que puderem começar a testar os experimentos do Labs, como SGE (Search Generative Experience).

E para participar desses experimentos, basta tocar no ícone do Labs na versão mais recente do aplicativo do Google (Android e iOS) ou no Chrome desktop para se inscrever. Também é possível visitar o site do Labs para verificar o status na lista de espera.

Uma vez dentro, a nova experiência de pesquisa, impulsionada pela IA generativa, ajudará os usuários a facilitar parte do trabalho de pesquisa, permitindo compreender um tópico mais rapidamente, descobrir novos pontos de vista e insights e realizar tarefas com mais facilidade. Ao invés de formular uma série de perguntas e reunir as informações manualmente, o Search agora pode assumir parte dessa tarefa árdua.

Facilmente compreender um tópico novo ou complicado

Ao iniciar o mapeamento de uma decisão que normalmente precisaria ser dividida em partes menores, como “Aprender ukulele versus guitarra”, o Search fornecerá um resumo alimentado por IA para ajudar a compreender quais fatores devem ser considerados. Outro exemplo: se você tem curiosidade em aprender mais sobre como iniciar sua própria empresa, pesquise por “Benefícios de incorporar seu negócio antes de trabalhar como freelancer”. Você poderá rapidamente obter uma visão geral e, em seguida, aprofundar-se com links para artigos.

Descobrir dicas rápidas para suas perguntas específicas

Às vezes, você tem uma pergunta muito específica em mente e se beneficiaria ao ver uma variedade de conteúdos da web. Se você encontrar seu suéter antigo favorito no fundo do armário, mas perceber rapidamente que ele precisa de uma limpeza, pesquise por “Como remover uma mancha de café antiga de um suéter de lã?”. Ou se estiver se preparando para uma viagem internacional e precisar garantir que seus documentos estejam atualizados, pesquise por “Como renovar meu passaporte rapidamente?”. Agora você pode encontrar facilmente informações-chave de que precisa saber, ou ver uma variedade de opções disponíveis e dar o próximo passo com a ajuda da web.

Descobrir uma variedade de produtos e aspectos a considerar durante as compras

Digamos que você esteja procurando por papel de parede removível para dar um toque especial ao seu imóvel alugado. Basta pesquisar por “Papel de parede adesivo para cozinha” para aprender sobre fatores importantes, como facilidade de remoção, e obter uma lista de opções elegantes, incluindo preço, avaliações de clientes e links para compra. Ou experimente pesquisar por “Caixa de som Bluetooth para festa na piscina” para ver considerações importantes para esse ambiente, como resistência à água e duração da bateria, e uma variedade de opções para escolher.

E caso a pessoa queira explorar mais, logo abaixo do resumo, ela verá a opção de “fazer uma pergunta adicional” ou selecionar uma próxima etapa sugerida, que a levará ao modo de conversação.

Esse experimento é o primeiro passo em adicionar IA generativa ao Search, e muitas atualizações e melhorias serão feitas ao longo do tempo. Conforme eles continuam a repensar como podem tornar a busca ainda mais natural e intuitiva para encontrar o que os usuários estão procurando, eles estão empolgados para que as pessoas testem essas novas capacidades e compartilhem feedback durante o processo.

*Com informações do Google.