Líder de vendas de forma isolada a anos, o Onix, o hatch da Chevrolet já estava com seu visual datado e, mesmo após o facelift em 2016, já começava a ficar de certa forma defasado em comparação a concorrentes mais novos como por exemplo o Novo Polo.
Para o ano de 2020, a Chevrolet decidiu fazer a atualização de seu veículo para a segunda geração, fazendo com que o mesmo entregue muito mais conforto, segurança, potência e estilo ao seu proprietário. Mas afinal, quais são as principais mudanças do Onix em sua segunda geração?
Antes de se falar qualquer coisa sobre o visual, tecnologias e tudo mais sobre o carro, temos que ressaltar um ponto importantíssimo: A variante sedan do Onix, o Prisma, deixou de existir. A ausência do Prisma se deve ao fato de que agora a vertente sedan do modelo hatch será chamada de Onix Plus, abandonando o nome que ficou por tantos anos no mercado brasileiro.
É de consenso de todos que o Onix ficou muito mais bonito que era antes. Além de ter ficado maior, seus traços deixam de ser parecidos com os de carros de entrada e começam a passar a sensação de ser um “mini-Cruze”. Com a frente remodelada utilizando a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet e faróis em LED em formato de L, o ar de refinamento se faz presente no veículo.
A parte traseira também faz bonito com suas lanternas com detalhes em 3D e um belo traço luminoso de LED que, juntamente as curvas remodeladas do veículo e suas rodas aro 16 (na versão de topo), fazem o Onix ter posição de maior destaque ainda em comparação aos rivais.
Não faz muito tempo que todos ficaram chocados quando o Onix, carro mais vendido do Brasil, recebeu nota 0 no teste de colisões praticado pelo Latin NCap. Esse teste assustou muitas pessoas, que chegaram a considerar outros carros no lugar do Onix visando a sua segurança e de sua família.
Mas parece que dessa vez a Chevrolet aprendeu a lição e reforçou a segurança do Onix ao extremo: Agora, o veículo conta com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos além de uma estrutura mais reforçada de série em todas as versões.
Além de toda a parte tecnológica na parte de segurança do veículo, outras diversas tecnologias foram adicionadas ao veículo que, por sua vez, passa a entregar equipamentos muitíssimo interessantes.
Chave presencial, acionamento do carro por botão, ar condicionado digital, sensor de ponto cego, sistema de alerta de colisão, sensor crepuscular, carregador de celular por indução, câmera de ré, sensores de estacionamento, além é claro dos clássicos sistema OnStar e multimídia MyLink já presentes na geração anterior, porém aperfeiçoados.
Agora também será possível controlar o Onix por meio de um aplicativo de celular, onde o proprietário poderá controlar a pressão dos pneus, a temperatura do ar condicionado ou até mesmo fazer alguma atualização de sistema do veículo.
Mas a principal novidade fica por conta do sistema de Wi-Fi que o Onix terá. Em uma parceria da Claro com a Chevrolet, o Onix terá sinal da operadora com 3GB mensais de internet para utilizar enquanto estiver no veículo. Pacotes adicionais de 2GB a 20GB também podem ser adquiridos.
Outro ponto positivo da nova geração do Onix foram os novos motores EcoTec disponíveis para o Onix.
Com um câmbio manual ou automático (este último só na versão turbo), os motores podem ser 1.0 aspirado de três válvulas (rendendo até 82 cv) ou 1.0 turbinado que rende até 116 cv.
Além de oferecerem mais potência, os motores também estão mais econômicos do que os antigos. Para se ter uma ideia, um Onix com câmbio manual e motor 1.0 aspirado chega a fazer 17 km/l na estrada e 13,7 na cidade com gasolina, enquanto com etanol faz 12,2 e 9,6, respectivamente.
Bateu aquela ansiedade de ir conferir como está o Onix 2020? Vale lembrar que o modelo sedan (Onix Plus) já está disponível nas lojas, porém o modelo hatch só chegará em novembro.
As versões disponíveis no Novo Onix são LT, LTZ e Premier.