Quem gosta de uma pamonha nem imagina o quanto de produtividade que esse alimento traz para diversas colheitas de seu grão de milho, além disso, ela é considerada uma comida muito nutritiva e saborosa, podendo ser feita como salgada ou doce.
Existem diversas formas de fazer a pamonha, como citamos acima ela pode ser feita de modo doce ou salgado, além disso, alguns lugares ainda gostam de incrementá-la, trazendo ela com recheios de diversos sabores para dar aquele toque especial.
Vamos falar um pouco mais sobre essa delícia, e claro, como fazer uma receitinha rápida, gostosa e que serve a sua família, amigos e pessoas que você gosta, afinal, quem é que não ia gostar de uma pamonha bem saborosa?

A pamonha tem a sua origem da palavra tupi pa’muna, que traduzindo significa algo “pegajoso”, ela se trata de uma iguaria brasileira, e basicamente ela é o milho verde triturado. Geralmente, ela é encontrada lá pelos lados do Nordeste, também a achamos no Paraná, em Minas Gerais, no Mato Grosso e em São Paulo.
Você já deve ter ouvido aqueles carrinhos que vendem pamonha dizendo que a mesma é de Piracicaba, e isso se dá por conta da sua alta produtividade nessa área.

Muitas pessoas se perguntam de onde vem esse milho verde e o que mais dá para se fazer com ele, então iremos comentar um pouquinho sobre essa delícia, para entendermos por quais processos ele passa até se transformar em outros alimentos e até mesmo na nossa pamonha deliciosa.
O milho verde ou doce, é uma das variedades do grão do milho. Ele é mais comumente conhecido aqui no nosso país e é sempre fácil de encontrá-lo, como naquelas barraquinhas onde se é vendido. Geralmente ele é colhido na sua fase imatura de cultivo, entre os meses de dezembro e abril, e também é encontrado nesses principais estados que citamos acima.
É possível realizar diversas culinárias com o milho verde, inclusive o curau, e pamonha, cremes, bolos e muitos outros alimentos. Ele é uma das variedades mais requisitadas, justamente por ter um leque de utilidade na composição de diversos alimentos.
A receita geralmente é bem fácil e tranquila de ser feita, o tempo varia de 50 a 60 minutos para o preparo da mesma, e ela pode render até 8 porções, dependendo do quanto você consumir esse doce delicioso e difícil de resistir!
Vamos lá, você irá precisar dos seguintes ingredientes: Separe 12 espigas de milho verde, 1 xícara de coco ralado, 1 copo de água, 2 xícaras de açúcar, 1 pitada de sal, e algumas palhas para a embalagem da pamonha no final.
Agora, falaremos sobre o modo de preparo:
A pamonha salgada não difere muito da doce, o que muda um pouco são os ingredientes que você irá utilizar. Então reserve: 10 espigas de milho, meio copo de água, 10 tirinhas de queijo de sua preferência, 200 ml de óleo, 1 colher de sopa de sal, 1 pitada de açúcar, e algumas palhas para a montagem.
Vamos ao modo de preparo:

Não só a pamonha, mas todas as outras variedades do milho, trazem um grande potencial nutritivo para os seres humanos, inclusive para os animais. Ele apresenta vitaminas do complexo B e E, e atuam em um melhor funcionamento do intestino.
Outra coisa que as pessoas se perguntam muito é se realmente o milho rejuvenesce a pessoa, e a resposta é que sim, pois consumindo esse alimento, ele acaba retardando os processos do envelhecimento, por possuir antioxidantes como vitamina A, fenólico, ácido ferúlico e outras células que compõe toda essa renovação.
Outros benefícios é que, você tem a imunidade aumentada, e por ele ser rico em ferro, a sua pele acaba ficando bem mais cuidada, a deixando íntegra. Portanto, todas essas vantagens alimentícias que ele traz é tudo por conta dos componentes que o milho possui.
